Bracell cria sua primeira turma exclusiva de mulheres da silvicultura

A Bracell criou sua primeira turma exclusiva de mulheres para as atividades de silvicultura. Formado por 23 trabalhadoras terceirizadas a serviço da empresa Jema Reflorestamento, parceira da Bracell, o grupo atua, neste primeiro momento, no combate a formigas e no replantio de mudas. Com idades entre 18 e 44 anos, as mulheres residentes na região de Inhambupe e Alagoinhas vivenciam o dia a dia de uma atividade no setor florestal, até então, realizada, principalmente, por homens. A iniciativa é parte do compromisso da companhia em promover a diversidade, criando vagas afirmativas para mulheres em suas operações e assegurando remuneração idêntica à dos homens pelas mesmas funções.

Jamile Ribeiro, 18 anos, faz parte dessa equipe e diz que este é seu primeiro emprego. “Essa experiência está sendo muito legal não só para mim, mas para todas, para tirar este tabu de ter mulheres em campo e fazer trabalhos que só homens podiam fazer”, afirma.

Ela destaca ainda que está mais à vontade em um grupo de trabalho só com mulheres, até mesmo durante os deslocamentos, quando elas aproveitam para dormir ou até “fazer resenha”. “Está sendo ótimo. Minha visão já mudou muito. A cada dia, aprendo mais. Conheci muita coisa que é feita com o eucalipto que eu não sabia”, conta Jamile.

A motorista do ônibus que transporta a equipe, Patrícia Conceição, 44 anos, já trabalhou dirigindo van, coletivo e ônibus escolar e intermunicipal. Ela diz conhecer bem as estradas rurais e está curtindo esta nova fase. “Eu amo o que faço. Tem dia em que chega uma pessoa de cara mais fechada, mais triste, e isso sempre vai existir. Mas se você ama o que faz, aprende a conduzir a situação e consegue superar os problemas”, pontua.

Raiane Santos, 19 anos, também integra a equipe. Ela acredita que o trabalho contribui para formar uma rede de apoio entre elas. “Espero que cresça mais e mais, que entrem mais grupos de mulheres. É um trabalho puxado? É, mas é bom, porque você adquire experiência no campo”, observa. Antes, Raiane trabalhava em supermercados e lojas de roupas em Inhambupe. Agora, a nova atividade está fazendo a diferença em sua vida. “Para mim está fazendo diferença até demais! É o conhecimento, é aprender cada dia mais”, salienta.

Compromissos

A Bracell promove pautas e ações de equidade de gênero, diversidade e empoderamento das mulheres. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU e se compromete com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a agenda dos princípios de empoderamento feminino Women’s Empowerment Principles (WEP), um conjunto de diretrizes que oferece orientação às empresas sobre como promover a igualdade de gênero no local de trabalho, no mercado e na comunidade.

“Para a companhia, o aprendizado é uma ferramenta para a melhoria contínua. Como agente transformador da sociedade, a Bracell fomenta o desenvolvimento de políticas locais e internas, e de iniciativas para estimular e promover o empoderamento de mulheres dentro e fora da empresa”, afirma Dilson Lima, coordenador de Silvicultura da Bracell.

Ele lembra que a Bracell também aderiu à RMF (Rede Mulher Florestal), organização independente fundada em 2018, pioneira na promoção de ações para a equidade de gênero, com foco na inclusão de mulheres e igualdade de oportunidades nesse setor historicamente ocupado por homens.

Fonte: Juracy dos Anjos