Brasil se mantém na liderança mundial de exportação de milho em 2023

Segundo relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o Brasil se mantém na liderança de milho em 2023. No período de janeiro a agosto deste ano, o Brasil exportou 25,22 milhões de toneladas da commodity para o mundo; 103 países receberam o cereal, principalmente os asiáticos.

No mesmo período do ano passado, o país exportou apenas 17,84 milhões de toneladas de milho, indicando uma elevação de 40% nos envios para o mercado internacional. Entre janeiro e agosto de 2022, o cereal teve como destino 74 países, segundo números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Um dos principais fatores para o crescimento da exportação do milho brasileiro é o preço em baixa. Na última terça-feira, 12, a saca de 60 quilos do cereal, no Mato Grosso, encerrou o dia cotado a R$35,96. O valor é abaixo dos R$63,86 praticados há exatos nove meses, em 12 de janeiro.

Para analisar a liderança brasileira na exportação da commodity e os preços da saca, sugiro Enrico Manzi, country manager da Biond Agro, empresa que auxilia produtores brasileiros a profissionalizar sua gestão e comercialização de grãos.

Fonte: Matheus Correa