Café sem GRÃO? Leite sem VACA? Hambúrguer sem BOI?

Muitos setores ainda são pegos de surpresa por desconhecerem (ou negarem) o impacto de mudanças provocadas por empreendedores inovadores que além de sua criatividade e ousadia, estão sabendo aproveitar o imenso leque de possibilidades trazido pela tecnologia e pela ciência.

Todos dias, vemos brechas aproveitadas por startups com mentalidade digital que estão minando a soberania das empresas e negócios consagrados.

Recentemente, falando na SIC – Semana Internacional do Café, pude mostrar isso com foco na indústria de alimentos e bebidas. Como startups desenvolveram o café, o leite, a carne, o ovo e o sorvete a partir de suas proteínas, moléculas, características físico-químicas entre outras propriedades e criaram produtos muito similares a partir de plantas e até usando nanotecnologia.

Estas startups possuem um DNA diferente do da maioria dos empresários tradicionais. Seus valores são guiados pela forma como observam o mundo: querem produtos gostosos, acessíveis, nutritivos e sustentáveis. Isso mesmo! Querem usufruir de todos os aspectos positivos do produto, mas não abrem mão da sustentabilidade. Não querem concorrer com produtos convencionais, mas querem oferecer aos novos consumidores – que sabem estar abertos a novas experiências – opções completamente novas. O rol de novas propostas de alimentos baseados em plantas só faz crescer.

Fonte: Midiaria!com branding e comportamento digital.  Por Mauro Carrusca, CEO e Founder da KER Innovation