Cafés especiais: entenda os três principais perfis de consumo

Nível de conhecimento, gosto por experiências e habilidades para replicar receitas estão entre as diferenças básicas

A forma de consumir o café foi ressignificada com o passar dos anos e o Grupo Baobá vem acompanhando essa mudança de perfil. De acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil consome 21 milhões de sacas ao ano, fazendo com que o país seja o segundo maior consumidor do produto no mundo e o primeiro em produção.

Um dos produtos que estão ganhando mais espaço entre os amantes da bebida, são os cafés especiais.  O perfil dos consumidores pode ser classificado em três categorias, de acordo com o tipo de experiência que buscam com o consumo do café.

Os Entusiastas, que são a maioria (50 a 60%), sendo a base da pirâmide, são os apreciadores da experiência de consumo e levam cafés especiais para casa com alguma frequência, ainda que baixa. Apesar do conhecimento técnico limitado sobre a bebida, têm grande interesse em variedades. Esses compram com base no reconhecimento da marca ou experimentação.

O segundo grupo, o dos consumidores Regulares, soma 30 a 45% e são os consumidores majoritariamente de food services ou que foram atraídos pela gôndola de cafés especiais sem ter grande conhecimento sobre a diferença deles para os tradicionais. No varejo, as escolhas são baseadas na popularidade das marcas e na atratividade da embalagem.

No topo da pirâmide, estão os Coffee lovers, que representam de 5 a 10%, e são normalmente especialistas que tentam replicar experiências das cafeterias em casa com equipamentos mais sofisticados de preparação da bebida. Buscam atributos técnicos, certificações e reviews de outros consumidores. “Temos como propósito dar oportunidade para que cada vez mais pessoas conheçam os cafés especiais, oferecendo um produto de qualidade excelente, que representa todo o cuidado e preocupação que temos desde o meio ambiente até todos os envolvidos, da produção ao consumo final”, explica a CEO da Baobá, Monna Brandão.

ALÉM DA XÍCARA

Mais do que apenas uma bebida produzida a partir de grãos torrados, o café é um dos produtos mais estimados pelas famílias brasileiras. Não é raro que o aroma, o sabor e as experiências desse universo sejam relacionados a momentos especiais de conexão. Isso, claro, acompanha as mudanças de gerações, o que leva ao movimento de mercado de desenvolvimento de produtos mais específicos e ligados a perfis de consumo.

“A paixão pelo café não é por acaso, meu pai já demonstrava amor pela bebida, quando chegou em São Paulo nos anos 40″, conta Arnaldo Vieira, fundador da Fazenda Baobá. “Ainda adolescente, vindo de Porto, em Portugal, foi trabalhar nas elegantes cafeterias do centro antigo de São Paulo. Eu, Arnaldo, por outro lado, atuei por muito tempo na área financeira e decidi finalmente realizar um sonho em 2005, criando a Fazenda Baobá”, completa Vieira.

DADOS

Uma pesquisa realizada no Painel de Consumidores do Opinion Box em 2021, mostrou que o café coado (66%) e o café com leite (56%) são os mais consumidos pelo brasileiro, que considera que o café da manhã é o momento que mais combina com a bebida. Entre os entrevistados, 61% indicaram que tomam 3 ou mais xícaras de café por dia.

Outro ponto analisado foram as escolhas de compras dos amantes de café. Diferente de outros segmentos, onde os compradores analisam o preço e acabam escolhendo aquele que é mais em conta, os fatos que mais levam a escolher uma marca são o sabor (72%) e a qualidade (67%).

Neste contexto, a Baobá quer estar cada vez mais presente nos momentos especiais das pessoas, oferecendo uma experiência diferenciada tanto em suas cafeterias quanto nas casas dos amantes de um bom café, através de sua linha de produtos.

Os produtos do Grupo Baobá estão disponíveis para compra no site da marca: https://loja.fazendabaoba.com.br/, em lojas parceiras e nas cafeterias próprias.

Fonte: Giulia Marini