Câmara realiza homenagens em sessão solene

Foi realizada no último dia 27, no plenário João Justino de Oliveira, uma sessão solene para entrega de moção de aplausos ao juiz de direito Inácio Pereira de Siqueira, do título de cidadão jataiense ao empresário rural Osvino Basílio Sandri e do Troféu Jatobá ao médico Francis Natal Gouveia Lima, ao delegado Luziano Severino de Carvalho e ao engenheiro eletricista Murilo Miranda de Assis.

Proposta pelo vereador Deuzair Parente e aprovada por todos os parlamentares, a moção de aplausos ao juiz Inácio Pereira de Siqueira se deve não apenas pelos serviços prestados no município, mas ao fato de que o magistrado está deixando Jataí depois de 12 anos trabalhando na comarca. “Durante todo esse período, o doutor Inácio exerceu ser ofício de forma brilhante, sempre com muita competência e humanidade”, afirmou o autor da proposta.

Inácio Pereira deixou de ser juiz em Jataí a partir do dia 21 de novembro de 2023. “Ele deixará não só o sentimento de saudades a todos que com ele conviveram, mas sobretudo o sentimento de gratidão de todos os cidadãos jataienses, pelos 12 aos de um trabalho sério, dotado de competência e humanidade, na comarca de Jataí”, completou Deuzair.

O mesmo parlamentar apresentou, também com o apoio unânime de seus colegas, o projeto de concessão do título de cidadão jataiense ao empresário rural Osvino Basílio Sandri, em função de suas realizações no contexto da economia e do agronegócio locais.

Sandri nasceu em Colorado, no Rio Grande do Sul, de uma família de 14 irmãos. Parte dela chegou a Jataí em 1983. Inicialmente vieram dois de seus irmãos, Olinto e Moacir. Porém, como eram uma sociedade familiar, Osvino ficou no Rio Grande do Sul por mais quatro anos, vindo a Goiás por várias vezes nesse período.

Segundo ele, nessas idas e vindas se apaixonou por Jataí, por ser uma cidade tão próspera e acolhedora. Tanto que em 1987 veio com sua família, esposa e filhos, definitivamente. Dez anos depois desfez a sociedade com seus irmãos, pois, como já havia uma família formada, seguiu trabalhando com sua família, formando, assim, a holding familiar, que emprega diretamente 24 funcionários e muitos outros indiretamente.

“Além disso, sempre participou e colaborou nos eventos de várias entidades, contribuindo muito para o desenvolvimento e crescimento da cidade, merecendo, assim, o título de cidadão jataiense, pois se trata de um dos agricultores pioneiros em nosso município, o qual fez e faz parte do desenvolvimento desta cidade”, asseverou o autor da matéria.

Por iniciativa dos vereadores Carlinhos Canzi e Deuzair Parente, foi entregue o Troféu Jatobá, a mais alta comenda da Câmara de Jataí, ao médico Francis Natal Gouveia Lima, em razão do trabalho à frente da urgência e da emergência do Hospital Estadual Dr. Serafim de Carvalho, bem como por sua trajetória de luta para conseguir ingressar na faculdade de medicina e se formar médico, e se especializar em urgência e emergência.

Nascido em Jataí no dia 25 de dezembro de 1977, Francis é filho de Maria Divina Lima. Casado com Dalila Carvalho Martins Gouveia, tem três filhos: Yasmim, Sofia e Eugênio. Foi militar do Exército de 1996 a 2004 (sargento da ESA). Pediu exoneração em novembro de 2004 para dar início à busca do seu sonho de se tornar médico e trabalhar em prol da saúde humana.

Foram cinco anos de luta, estudando e prestando vestibulares, com três aprovações em três universidades federais. Estudou na UFRR (Universidade Federal de Roraima), em Boa Vista, e se formou em 2015. Em seguida se especializou por meio de uma pós-graduação em urgência e emergência.

Atualmente trabalha como médico emergencista e diretor clínico e responsável técnico de urgência e emergência do HEJ (Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho) e diretor técnico da UPA local.

Também foi agraciado com o Troféu Jatobá o delegado Luziano Severino de Carvalho, outra proposição do vereador Deuzair Parente. Luziano foi diretor de Ecossistemas da Agência Ambiental de Goiás, atual Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública. Atualmente comanda a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente.

Luziano Severino de Carvalho nasceu no dia 13 de dezembro de 1955, em Jataí. Filho de Joaquim Carvalho de Morais e Maria Severino de Morais, é casado com Perpétua Aparecida da Silva, com quem tem quatro filhos: Tiago de Carvalho, Alexandre Assis de Carvalho, Luciana Lara de Carvalho e Larissa Luane de Carvalho.

Foi responsável pela elaboração e implantação do programa Nascentes – Reflorestamento de áreas de preservação permanente para Goiás, elaborado em 1999 e que beneficiou vários municípios goianos. Contribuiu com a população jataiense e goiana ministrando palestras em câmaras de vereadores, na Assembleia Legislativa, escolas (inclusive em universidades) e ainda palestras para produtores rurais, entre outras atividades educativas.

“É importante enaltecer aqueles que contribuem, com o seu trabalho, para o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade, e o homenageado, doutor Luziano Severino de Carvalho, sem qualquer dúvida, muito contribuiu e continua contribuindo”, declarou Deuzair.

O engenheiro eletricista Murilo Miranda de Assis também recebeu o Troféu Jatobá por iniciativa do vereador Deuzair Parente. Nascido a 20 de fevereiro de 1976, em Jataí, saiu do país para estudar em 2002. Ao estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, chegou com uma mala e diversas receitas culinárias. Lá aprendeu inglês e a paixão pela gastronomia o fez fixar residência naquele país. Passou por muitas dificuldades, mas nunca deixou que os obstáculos interrompessem seus sonhos.

Casou-se, formou família e recentemente se formou em engenharia elétrica na Universidade de Wentworth, em Boston, onde agora trabalha na área que ama, mas sem deixar a gastronomia de lado. “Hoje, aos 47 anos, pode dizer que muito cresceu como pessoa, como pai e esposo, por sua história de vida e por tudo que passou ao decidir morar em outro país para ir em busca de seus sonhos e, a partir do êxito profissional obtido no exterior, fez muitos investimento em nossa cidade, contribuindo para nosso crescimento e desenvolvimento”, argumentou o proponente da homenagem. “A lição que aprendeu e continua aprendendo todos os dias é que não devemos deixar o dinheiro ser maior que os nossos sonhos, pois o dinheiro é o resultado do que você planta”.

Fonte: Câmara Jataí