Cargill minimiza tempo processual e elimina riscos financeiros após adotar solução da Dootax

O que antes era uma operação burocrática de três dias, agora se realiza em apenas 1h30. Esse é o resultado da parceria entre a Cargill, segunda maior empresa do mundo de capital fechado, e a Dootax, pioneira e referência em soluções de automação fiscal no Brasil. Por meio da solução de Pagamento de Tributos, a startup alavancou a eficiência operacional da gigante agrícola. Esse avanço agilizou o processo de recolhimento de tributos e liberou recursos para áreas mais estratégicas da companhia.

Antes da parceria, a Cargill enfrentava desafios consideráveis na gestão e recolhimento de ICMS. Feita toda manualmente, a operação não só demandava a dedicação de sete colaboradores de forma exclusiva para a emissão das guias, como também era propensa a erros.

Com uma média mensal de 5.000 guias, chegando até 12.000 em períodos de safra, e um tempo gasto de aproximadamente cinco minutos para o preenchimento de cada guia, os gargalos operacionais eram uma ameaça constante dentro da rotina fiscal do grupo no país. 

Para atenuar o problema, a Cargill buscou a solução da Dootax. Firmado por meio de uma confiança prévia por parte de Verônica Pascoareli, Tax Process Lead da Cargill, que conhecia a startup através de uma experiência anterior na carreira, o acordo tem como objetivo não apenas otimizar o recolhimento de ICMS, mas também liberar recursos para investimento em áreas estratégicas. Com a implementação do sistema proprietário da startup, a empresa de agronegócio passou a gerar mil guias em apenas 90 minutos. 

De acordo com Yvon Gaillard, CEO e cofundador da Dootax, além de reduzir drasticamente o tempo de emissão das guias e, por consequência, aprimorar a eficiência operacional, o trabalho desenvolvido trouxe outros benefícios à rotina da parceira. “A qualidade da informação melhorou, pois a ferramenta garante a entrada e saída efetiva dos dados, minimizando riscos e erros de preenchimento ou emissão das guias, e geramos impacto positivo na produtividade e qualidade de vida dos colaboradores”, pontua. 

Segundo Verônica Pascoareli, a implementação da tecnologia de automação fiscal permitiu que a Cargill pudesse ter mais confiança e transparência com os dados internos para as tomadas de decisão. “Sempre avaliávamos como atuar para que a geração de informações fosse mais precisa e rápida. Por meio da plataforma, conseguimos a consolidação dos recursos, contribuindo para uma visão mais ampla e estratégica de nosso funcionamento e processo de crescimento”, conclui. 

Fonte: Renato Caliman