Celebração do Dia do Queijo Artesanal é marcada por conquista histórica para o setor queijeiro do estado

Em um dia já marcado pela celebração do Dia do Queijo Artesanal de Minas, os produtores do estado têm ainda mais motivos para comemorar. Foi anunciado que durante o Festival do Queijo Artesanal de Minas, que será realizado entre os dias 13 e 15 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e diretor-geral do Instituto Mineiro de Agricultura (IMA), Antônio Carlos de Moraes, assinarão a portaria que regulamenta a produção do Queijo de Casca Florida Natural (foto).

A conquista é resultado de um árduo trabalho conjunto entre o Sistema Faemg Senar, o IMA, produtores e pesquisadores. A minuta do regulamento, elaborada após um processo de consulta pública, visa atender às necessidades do setor queijeiro, assegurando, ao mesmo tempo, a qualidade e segurança alimentar do produto.

Para o gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues Neto, a regulamentação do Queijo de Casca Florida Natural é um passo importante para o fortalecimento da identidade do produto mineiro para a valorização da produção artesanal de queijo no estado.

“Essa é uma vitória dos nossos produtores. Praticamente todas as sugestões que fizemos foram aceitas e farão parte da portaria a ser publicada”, comemora.

Fonte: Saulo Barbosa Penaforte