Começa a adaptação dos animais participantes do 3o Teste de Eficiência Alimentar ABCDB/UFRGS

Avaliação terá, ainda, a estreia de exemplares Bravon

Machos de seis criatóriostodos nascidos em 2021participam da terceira edição do Teste de Eficiência Alimentarrealizada em parceria da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) com a Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS). Além dos exemplares Devon, a prova deste ano tem, pela primeira vez, a participação da raça Bravon.

Conforme o diretor técnico da ABCDB, as duas raças serão avaliadas separadamente. “A cada prova aumenta o número de informações não só dos animais participantes, mas da raça como um todo. É uma excelente ferramenta para os criadores mensurarem o desempenho de suas linhagens e ajustarem os rumos de sua seleção. Mais testes fornecem mais dados e solidificam as informações que vão compor a base de dados para o programa de melhoramento genômico da Devon”, pondera. O médico veterinário ressalta, ainda, a estreia do Bravon. “É uma mostra do investimento que os criadores estão fazendo no Bravon e consideramos extremamente importante termos os números objetivos de desempenho desses animais, informação que o teste nos fornece com qualidade e acurácia”, complementa.

Os animais já deram entrada nas instalações da Estação Experimental da Estação Experimental Agronômica (EEA), em Eldorado do Sul (RS), iniciando um período de adaptação, tanto ao espaço quanto à alimentação que será consumida durante os 91 dias de confinamentoA partir do 21º dia, todos os participantes passarão a ser pesados cada vez que se dirigirem ao comedouro em busca de alimento. A quantidade de comida também é mensurada. Além disso, todos os exemplares passarão por medições detalhadas no início, meio e ao final da prova. Segundo o coordenador dos testes, Jaime Urdapilleta Tarouco, o objetivo é identificar animais equilibrados em todas as características, entre elas área de lombo, acabamento e eficiência alimentar.

A avaliação deve seguir até o mês de agosto e os resultados serão divulgados durante a Expointer 2022. A presidente da ABCDB, Simone Bianchini, está otimista com a terceira edição do teste que acontece em menos de dois anos, visto que a primeira ocorreu de setembro a dezembro de 2020 Avaliações técnico-científicas, como esta, são fundamentais para o avanço genético tanto do Devon quanto do Bravon. E decisivas para o criador definir o futuro dos seus reprodutores e selecionar o rebanho, pois ajuda na tomada de decisões”, aposta a dirigente.

Fonte:Imprensa Devon