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Como evitar fraudes de pagamentos nas compras de final de ano?

*Por Gilberto Bueno

O final do ano é, sem dúvidas, uma das épocas mais aguardadas pelo comércio. Após a Black Friday, as compras de Natal vêm na sequência impulsionando ainda mais as vendas que são realizadas, principalmente, nos canais digitais. E, considerando que os acessos simultâneos que esses meios têm durante esse período, é crucial que sejam adotadas medidas de proteção com o intuito de evitar, sobretudo, as fraudes de pagamentos.

Mesmo sendo um tema constantemente abordado, vemos com frequência casos de fraudes de pagamentos. Como prova disso, de acordo com a pesquisa realizada pela FICO, 65% da população conhece alguém que já foi vítima de golpes envolvendo meios de pagamento em tempo real.

A principal razão para que essas estatísticas se mantenham elevadas é, justamente, a falta de informação e preparo das pessoas. Ou seja, na hora de realizar compras via canais digitais, o consumidor deixa de lado requisitos importantes de segurança, como verificar se a conexão do site é segura, utilizar cartões temporários para evitar a clonagem de dados ou, até mesmo, realizar as operações por meio de aplicativos oficiais da loja que possuem protocolos de segurança.

Por outro lado, para que seja combatida com êxito possíveis fraudes, a empresa também precisa adotar práticas de cuidado. Até porque, quanto mais frágil for o sistema de segurança, aumenta as chances de sucesso em ações criminosas. Deste modo, é essencial que a organização adote medidas que estimulem a proteção, como obter a certificação SSL, monitorar o acesso dos colaboradores, além de realizar a autenticação de compras em dois fatores, seja por meio de SMS, e-mail ou tokens.

Cabe destacar que o desafio na implementação dessas abordagens está em obter amplo atingimento da conscientização da importância de investir nesses mecanismos. Isso é, como citado anteriormente, mesmo este tema fazendo parte das rotinas, diversas organizações adiam a aplicação dessas medidas e, quando veem, estão novamente vivenciando uma nova época de alta de vendas no comércio.

Durante esse período, existem casos de empresas que podem aumentar cerca de 3 mil porcento a quantidade de vendas realizada por dia. Sendo assim, é preciso chamar atenção para um outro fator: de nada adianta ter as melhores práticas, sem que se tenha um sistema que comporte essa avalanche de acessos e operações.

Por isso, é crucial que as empresas também incluam dentre suas ações, o investimento em uma solução robusta que suporte o aumento desses volumes, bem como processe e armazene dados das compras dos clientes e, gere informações que ajudem a prevenir e identificar possíveis tentativas de fraudes – ajudando a garantir maior segurança para os usuários.

Todavia, essa abordagem não deve acontecer da noite para o dia. Além disso, para que seja feito um investimento assertivo, é crucial que seja feito um diagnóstico levando em conta os pontos sensíveis que precisam ser sanados. Deste modo, contar com o apoio de uma consultoria especializada é útil para auxiliar nesse processo, e ajudar a empresa a aderir as melhores práticas.

O final do ano é visto com bons olhos para o comércio como um todo, à medida que aumentam as oportunidades de lucratividade com o consumo da população. No entanto, mais do que aproveitar a euforia do público, é preciso estar atento quanto aos riscos que também fazem parte desse período, ainda mais levando em conta as mudanças nos hábitos dos consumidores.

Todavia, para que essas medidas surtam o efeito almejado, é necessário que o quanto antes as organizações busquem se preparar e a fim de tomar os devidos cuidados, evitando prejuízos e promovendo a melhor experiência para o cliente. Afinal, como diz um famoso ditado: não se deve deixar para amanhã, o que se pode fazer hoje.

*Gilberto Bueno é consultor de produtos e serviços do Grupo Skill.

Fonte: Cinthia Guimarães

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