Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ visita centrais de sêmen para estudo inédito na entidade

Membros do Conselho Técnico Deliberativo (CDT) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu acabam de concluir um trabalho inédito na entidade: trata-se de um estudo baseado nas avaliações fenotípicas de reprodutores através do EPMURAS, o índice de avaliação de animais utilizado pela ABCZ.

“Visitamos as centrais, analisando reprodutores em coleta, é um trabalho de avaliação visual que busca equilíbrio junto às avaliações genéticas”, explica Valdecir Marin Junior, presidente do CDT.

Em São Paulo foram visitadas as centrais Seleon, em Itatinga; SEMEX/Tairana, em Presidente Prudente, e CRV/Bela Vista, em Pardinho e Sembra, em Barretos. Já no Triângulo, na região de Uberaba, receberam a visita técnica as centrais ABS, Alta Brasil e Genex.

“Hoje o volume de touros nas centrais é 10 vezes maior que nas últimas duas décadas, então esse estudo que avalia o nível de qualidade visual é importante para auxiliar os criadores nas decisões, o objetivo é aprimorar o trabalho de registro”, destaca o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

O estudo interno será apresentado para o corpo técnico da ABCZ, durante a 16ª ExpoGenética.

Fonte:  ABCZ