Consórcio do Cavalo Crioulo com Zebuínos conquista criadores do centro do país

Características da raça fazem com que pecuaristas busquem a raça para lida com gado e esportes e mostra desta parceria poderá ser conferida na ExpoZebu

O Cavalo Crioulo vai compartilhar novamente as pistas do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), com as raças Zebuínas. Durante a feira Equishow, que ocorre na programação da ExpoZebu, a raça vai promover entre os dias 3 e 6 de maio mais uma etapa da Exposição Passaporte para a Nacional da Morfologia, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que se realizará na Expointer, em Esteio (RS). A promoção desta etapa é do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos.

E este consórcio que ocorrerá nas pistas de Uberaba já vem ganhando também as propriedades da pecuária do Centro e Norte do Brasil. Por suas características, o Cavalo Crioulo vem conquistando adeptos entre os pecuaristas que lidam com o trabalho extensivo à campo. “Quando falamos em raça Crioula, não podemos deixar de fora da conversa o trabalho e a sensibilidade do nosso cavalo no trabalho com boi, seja ele visto e provado nas pistas, ou seja no serviço nas fazendas”, explica o gerente de Expansão da ABCCC, Gérson de Medeiros.

Ele salienta que, com essa visão, a entidade projeta as metas de crescimento e foco total da visibilidade no cenário agropecuário nacional. E com tudo isso, se chega a mais um Passaporte da raça Crioula à Expointer 2023 de Uberaba, na feira Equishow que engloba e abrilhanta a Expozebu, considerada a maior feira de Zebuínos do mundo organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). “Essa vitrine nos ajuda no trabalho de difusão e inserção do Cavalo Crioulo no país. No qual temos um escritório fixo no Parque Fernando Costa em Uberaba, conseguindo estar presentes em todas as feiras que acontecem no decorrer do ano”, salienta.

Medeiros reforça que a região de Uberaba é um ponto estratégico para o fortalecimento e crescimento do Cavalo Crioulo, sendo que esse ano além da já tradicional Exposição Morfológica junto à feira, também é possível mostrar a habilidade do cavalo Crioulo nas provas esportivas, como Team Penning e Ranch Sorting, realizadas na primeira semana da feira.

O presidente do Núcleo Sem Fronteiras, Adolpho Julio Carvalho, ressalta que é indiscutível a relevância de ter esse espaço no palco de Uberaba, pois a ExpoZebu é a maior feira do mundo para essa espécie bovina e ver o Cavalo Crioulo transitando pelo parque Fernando Costa, inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas em 1941, durante esse evento é um privilégio. “Sabemos que a importância da feira promovida pela ABCZ tem relação com o fato de que 80% do rebanho bovino brasileiro é composto por raças zebuínas, ou tem carga genética zebuína. E a feira gera expectativas de receitas superiores a R$350 milhões em negócios diversos”, frisa.

Carvalho explica ainda que a Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo em Uberaba já se consolidou como um evento relevante do calendário e da feira. “E pensar em expansão para a raça e contínua inserção do Cavalo Crioulo, de forma mais difusa, em São Paulo, Minas Gerais e por todo o Brasil, significa entender e explorar a relevância estratégica do Crioulo entreverado na ExpoZebu, pois é um cavalo que, para além do esporte e lazer, comprovadamente apresenta desempenho importante, para não dizer superior, nas lidas do serviço de campo e com todo o tipo de gado”, reforça, acrescentando que, para esse evento, o Núcleo Sem Fronteiras com apoio da ABCCC, se cercam de cuidados para que o Cavalo Crioulo seja percebido e compreendido, com os ares de grandeza que lhe são peculiares.

A exposição terá como jurado o ex-presidente da ABCCC, Eduardo Móglia Suñe, e o jurado auxiliar será Pedro Boemo Ferreira. O técnico credenciado à entidade na Passaporte será Heitor Coelho.

Confira a programação

03 de Maio de 2023 (Quarta-feira)
15h – Concentração de Machos
16h – Admissão dos Animais da Exposição

04 de Maio de 2023 (Quinta-feira)
8h30min – Início do Julgamento Morfológico

05 de Maio de 2023 (Sexta-feira)
14h – Julgamento dos Grandes Campeonatos

06 de Maio de 2023 (Sábado)
10h – Desfile dos Campeões na Pista Principal do Parque

Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprenssa