Crédito agrícola: Docket auxilia na liberação de R$ 50 bi em operações no Brasil

Scale-up oferece soluções para o mercado que depende de documentações em processos de liberação de crédito e licenças

Com sete anos recém completados, a Docket, empresa de tecnologia brasileira referência no país na otimização de operações de busca, pré-análise e gestão de mais de 200 tipos de documentos para grandes empresas, já auxiliou na liberação de R$ 50 bilhões em operações no país envolvendo, por exemplo, financiamento imobiliário e crédito agrícola.

Por meio de plataforma própria e soluções inovadoras, a scale-up vem revolucionando todo o mercado que depende de documentação pública, garantindo maior eficiência operacional e velocidade para as empresas em processos de liberação de crédito e licenças. Para este ano, inclusive, prevê dobrar a receita ante 2022. A estimativa arrojada está atrelada ao crescimento contínuo, ano após ano, do número de clientes nos mais de 40 segmentos da economia que atende, incluindo agronegócio, mercado imobiliário e bancário, energia, telecom, indústria, varejo, entre outros.

Diante do impacto da empresa no mercado nos últimos três anos — mesmo durante e após a pandemia de Covid-19, quando muitas empresas se viram cortando ou diminuindo consideravelmente gastos e aplicações —, investidores voltaram os olhos e os bolsos para a startup. Desde 2020, ela já recebeu mais de R$ 144 milhões em investimentos.

O cofundador e CEO, Pedro Roso, garante que grande parte do sucesso que a empresa de tecnologia vem alcançando tem relação com a necessidade do próprio mercado na totalidade, que ansiava pela agilidade nos processos que envolvem transformação digital no país. “Por exemplo, no caso dos grandes bancos, para que eles pudessem fazer toda a esteira de formalização de um home equity ou de um financiamento imobiliário, o processo de due diligence da documentação levava aproximadamente 2 meses. Já com a Docket, é possível reduzir esse tempo para sete dias atualmente, mas queremos chegar a minutos”, atentou.

Atualmente, a startup oferece três produtos que promovem gestão eficiente e centralizada de documentos:

– Shopping de documentos: tecnologia que permite centralizar a busca, gestão e pré-análise de mais de 200 tipos de documentos em todo o país, com um software que contribui para um aumento de até 80% na agilidade de operações que demandam documentos.

– R.E.A: Inteligência Artificial da Docket, capaz de realizar a pré-análise de matrículas de imóveis em menos de 1 minuto, identificando pendências com assertividade de até 93%. Com o auxílio desta IA, as empresas podem economizar até 2 horas por dia no trabalho das equipes de backoffice;

– Alvarás e Licenças: ferramenta para gestão automatizada de alvarás, licenças e demais documentos regulatórios, contribuindo para economia de tempo e de custos com etapas operacionais do negócio, além de evitar multas e até interdições.

O próprio executivo relembra que o mote para a criação da legaltech, em 2016, surgiu de uma ‘dor’ semelhante de um dos founders, que atuava na área jurídica. “Sabíamos que a tecnologia poderia solucionar esse problema. Foi então que surgiu a ideia de criar um MVP e colocar o produto no ar, mesmo sem investimento nenhum no primeiro ano”.

Além de Roso, fazem parte do time de fundadores da Docket Rodrigo Lopes, CTO, e Flavio Castaldi, vice-presidente de Operações. O trio lidera atualmente um time de 270 colaboradores, que compõem uma empresa de tecnologia capaz de transformar a jornada de toda a esteira burocrática das operações diretamente relacionadas à liberação de crédito que envolvem documentos, facilitando a excelência operacional e gerando escalabilidade para as empresas.

Fonte: Jacqueline Campos