Criando um mundo sustentável

Aviagen reforça seu compromisso de fortalecer a cadeia avícola global com o uso eficiente dos recursos

A sustentabilidade se fundamenta nos pilares ambiental, econômico e social, e a Aviagen®, fortalecendo o compromisso na criação de um futuro sustentável para a avicultura global, apoia essas três áreas. “Criando um mundo sustentável” é o terceiro artigo da série que destaca cada um desses pilares e ressaltam o nosso lema “Breeding Sustainability” e, dessa vez, abordaremos o pilar ambiental. De acordo com o International Poultry Council (IPC), o setor avícola pode contribuir para reduzir os impactos ambientais no mundo por meio do manejo sustentável e do uso eficiente de recursos.

Na Aviagen, “Breeding Sustainability” é o alicerce de nossos negócios. Como uma importante empresa de genética de aves temos a responsabilidade de elevar a produtividade da avicultura para fornecer alimento à uma crescente população mundial e, ao mesmo tempo, proteger o planeta e melhorar a saúde e o bem-estar das aves. Assumimos essa responsabilidade com total seriedade e uma abordagem de reprodução equilibrada, fornecendo aves com a melhor eficiência de produção possível e que ajudam a manter a sustentabilidade do planeta para essa e as próximas gerações, possibilitando que nossos clientes – os avicultores do mundo – alimentem suas crescentes comunidades com uma fonte de proteína saudável e acessível. 

Frango: um alimento com menor impacto ao planeta

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a população global chegará a 9,7 bilhões de pessoas até 2050, causando um aumento de 59% a 98% na demanda por alimentos. Os membros da cadeia de suprimento de alimentos têm a responsabilidade de pensar em formas inovadoras de suprir essa crescente demanda sem prejudicar o meio ambiente, já que a produção de alimentos representa cerca de um quarto do total de emissões de carbono no mundo e foi identificada como um dos setores que mais contribuem com o aquecimento global.

Na busca por atender às necessidades de proteína na dieta de uma população cada vez maior, as aves oferecem uma solução com baixa pegada de carbono. A produção de frango gera pouco impacto sobre o meio ambiente e, segundo um relatório de 2013 da Organização das Nações Unidas sobre Alimentação e Agricultura (FAO), produzem os menores níveis de emissão ambiental dentre todas as atividades de criação de animais para a produção de carne. Para que esse, já baixo, impacto ambiental seja ainda menor, a Aviagen tem se empenhado nas últimas décadas para reduzir ainda mais a pegada de carbono.

Redução da pegada de carbono, a vantagem do ICA

Graças à nossa abordagem de reprodução equilibrada, conseguimos reduzir o índice de conversão alimentar (ICA) – a taxa pela qual a ração se converte em peso corporal – e melhorar consideravelmente o bem-estar das aves. Elevar a eficiência biológica com a redução do ICA gera a maior contribuição para a redução da pegada de carbono na avicultura. Com maior eficiência de ração as aves absorvem melhor os nutrientes fornecidos, excretando assim menos resíduos e os potenciais poluentes ambientais, por exemplo: nos últimos 15 anos, melhorias no ICA geraram uma redução de 20% da poluição (na forma de nitrato e fosfato) lançada no solo e nos recursos hídricos do mundo, além de uma queda de 15% dos gases do efeito estufa.

Outra grande vantagem verde diz respeito ao uso eficiente da terra, uma vez que o crescimento da população global tornará a terra cultivável mais escassa. Com uma melhoria do ICA, uma menor extensão territorial será necessária para cultivar a matéria prima a ser utilizada na produção da ração consumida pela mesma quantidade de aves. Mundialmente, as melhorias anuais médias do ICA por um período de 15 anos equivalem a dois pontos no ICA (0,02 kg menos de ração por quilo de ave viva produzida) a cada ano, o que representa uma economia anual de aproximadamente 0,656 milhão de hectares, uma área de terra total 1,2 vezes maior que o Distrito Federal. Além disso, como se produz menos ração, são necessários menos caminhões para o transporte até as granjas, o que também reduz os custos com combustível e o impacto ambiental gerado pela atividade logística.

E, cabe mencionar, uma taxa de crescimento maior possibilita tempos de desenvolvimento mais curtos e, portanto, uma queda de 10% na quantidade de aviários necessários para criar o mesmo número de aves. Todos esses fatores equivalem a uma redução de 16% no uso de energia.

Finalmente, graças à relação direta entre ração e consumo de água, a melhoria do ICA gera mais eficiência no uso desse recurso tão importante. Para exemplificar de maneira concreta, um frango de corte de 2,5 quilos requer hoje 1 litro a menos de água que há 15 anos, isso também significa uma ave que produz detritos mais secos e tem características de bem-estar melhores, por apresentar patas mais saudáveis.

A escolha verde para hoje e amanhã

O modesto consumo de recursos e as emissões de carbono relativamente baixas da avicultura, aliados à inovadora reprodução equilibrada da Aviagen, possibilitam que a cadeia de suprimento do setor avícola responda de modo mais eficiente à crescente demanda mundial por alimentos e também proteja nosso planeta. Ao aderir à sustentabilidade, estamos realizando um progresso contínuo no combate às mudanças climáticas, preservando nosso planeta para esta geração e para as gerações futuras.

Fonte: Attuale