Cultivares de grão-de-bico estão disponíveis aos produtores

Quatro cultivares de grão-de-bico estão sendo disponibilizadas para os produtores que desejam produzir sementes. As variedades Cícero, BRS Aleppo, BRS Cristalino e BRS Toro. Com características diferentes o esforço é voltado para incentivar a produção de sementes e movimentar a cadeia produtiva da cultura, conforme afirma o chefe-geral e coordenador do programa de melhoramento genético de leguminosas Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), Warley Nascimento. “Ao disponibilizar sementes com alta qualidade (genética, física, fisiológica e sanitária) deu-se o primeiro passo para o sucesso de todos os envolvidos nesse processo”, explica.

A Cícero é totalmente mecanizada e se adapta bem às condições de solo e clima do Brasil Central. A cultura se desenvolve bem no período seco de inverno e maior altitude. A BRS Aleppo não exige muita água e alcança uma média de 30 sacas por hectares. Também tem boa tolerância a fungos de solo. A BRS Cristalino é voltada ao cultivo em áreas irrigadas do Planalto Central e também tem boa produtividade, com média de 3 mil kg/ha. Com colheita mecanizada pode ser usada na indústria de conservas e consumo seco. A BRS Toro é rústica e também se adapta ao cultivo mecanizado. Os grãos são ideais para consumo seco ou enlatado.

Para ser contemplado é necessário fazer uma inscrição até 26 de abril pelo e-mail endereço [email protected]. No assunto deve constar “Comunicado de oferta nº 06/2019”. Como requisito é preciso estar inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM/MAPA).

Por: AGROLINK –Eliza Maliszewski