Da produção ao varejo, setor da floricultura pode ser sustentável

A conclusão é dos participantes e organizadores do 10° Seminário Ibraflor – Sustentabilidade na cadeia de flores e plantas realizado no último dia 26 de agosto em Holambra. O evento apresentou palestras, cases e provocou reflexões de como cada área pertencente ao setor de flores e plantas – do produtor ao varejista – pode tornar seu negócio mais sustentável.

A sustentabilidade é um caminho sem volta. Do produtor ao varejista, é possível adotar soluções sustentáveis, inclusive com rentabilidade não apenas para o meio ambiente e para a sociedade, mas para os próprios negócios. Por meio de palestras e apresentações de cases, os convidados do 10° Seminário Ibraflor – Sustentabilidade na cadeia de flores e plantas mostraram tendências, soluções, números e exemplos práticos de como os negócios podem, sim, ser mais sustentáveis em todos os segmentos. O evento, realizado no último dia 26 na Cooperativa Veiling Holambra contou com 110 participantes presenciais e 1.473 online.

“Para alguns, foi a confirmação de que estão no bom caminho. Outros saíram estimulados para aprofundar o assunto na sua empresa, alertados sobre a importância de trabalhar mais as questões ligadas ao meio ambiente. Tivemos excelentes palestrantes que, para nossa surpresa, se complementaram de modo que, no fim do dia, todos saíram muito satisfeitos e motivados. Recebemos muitos elogios”, diz Kees Schoenmaker, presidente do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura-, organizador do evento

 “O seminário trouxe uma série de informações aos participantes, provocando discussões e reflexões bastante úteis sobre os impactos que o tema “sustentabilidade” terá nos negócios das empresas e na mudança de hábitos dos consumidores”, avaliou Renato Opitz, diretor do Instituto.

O objetivo do Seminário foi analisar como o tema sustentabilidade é tratado em toda a cadeia da floricultura nacional e para qual cenário os produtores de plantas e flores ornamentais, distribuidores, atacadistas, pontos de venda e demais envolvidos com o setor devem estar preparados para um futuro cada vez mais próximo. Todo o conteúdo está disponível gratuitamente no site do Ibraflor (https://www.ibraflor.com.br/seminarios)

Fonte Ateliê da notícia