DaColheita fortalece presença e relacionamento em importantes eventos do agronegócio nacional

As soluções DaColheita, marca de conservadoras em EPS (mais conhecido como isopor*), fabricadas pela Termotécnica, estiveram presentes em importantes eventos do agronegócio, especialmente do mercado de FLVs – Frutas, Legumes e Verduras. Participando há seis edições da FruitAttraction Madrid (Espanha), a Termotécnica marcou presença também na 1ª edição da feira em São Paulo, sempre em uma parceria próxima com a Abrafrutas – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados –  que tem trabalhado para a abertura de mercados mundiais e responsável por trazer este evento para o Brasil. 

Esta feira, consolidada no mercado mundial de produtos frescos, teve uma estreia de sucesso no Brasil, comprovando a importância do país neste setor. Entre o público, a Fruit Attraction São Paulo atraiu muitos importadores de países como Holanda, Portugal, Espanha, Holanda, Canadá e exportadores, prospectando o mercado brasileiro como Itália e Argentina. O objetivo da Termotécnica foi estreitar relacionamento com os atuais clientes que já exportam para estes países utilizando as conservadoras DaColheita – marca FarmFresh para o mercado internacional. Houve também a captação de novos negócios de interessados em iniciar as exportações e que buscam os diferenciais da linha DaColheita para ofertar uma fruta de qualidade para estes mercados.

Desde que a companhia iniciou a participação nas principais feiras globais de frutas e produtos frescos como a de Madri e de Berlim, as soluções DaColheita estão obtendo grande aceitação no mercado de agrobusiness internacional. Já foram comercializadas 1,65 milhão de conservadoras FarmFresh para o transporte de 7 milhões de quilos de frutas. “As nossas conservadoras proporcionam que as frutas brasileiras conquistem uma posição de mais qualidade nos mercados internacionais. Apresentamos o valor agregado que as conservadoras em EPS podem oferecer, como o aumento de shelf life, ampliando a qualidade e diminuindo o desperdício de alimentos, e a redução do valor do frete aéreo, devido a seu baixo peso o que, consequentemente, reduz também a pegada de carbono”, afirma o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.

Já bastante consolidada no mercado de frutas, a Termotécnica busca ampliar participação da linha de conservadoras de EPS também em hortaliças. No 2° Encontro Nacional Ibrahort – Instituto Brasileiro de Horticultura –, em Holambra (SP), com o tema “Hortaliças: um campo de possibilidades”, o gerente de Inovação Empreendedora da Termotécnica, Alexandre Cotrim, participou do debate com temática sobre tecnologia e funcionalidades de embalagens. 

No evento promovido pela Ibrahort, especialistas de grandes empresas e pesquisadores debateram sobre como atender as demandas dos consumidores e ampliar a eficiência de toda a cadeia de produção e distribuição de FLVs. Os produtos frescos, como frutas, legumes e hortaliças são extremamente frágeis e para resistirem ao longo desta cadeia fria, as conservadoras em EPS DaColheita proporcionam um conforto térmico com a manutenção da temperatura. Além disso, é ideal para hortaliças que precisam de água durante o percurso para se manterem frescas pois o EPS é um material que não absorve umidade.

Com soluções em embalagem para mais de 50 tipos de frutas, legumes e verduras, as conservadoras DaColheita são utilizadas com sucesso no Vale do São Francisco – entre Bahia e Pernambuco – desde 2010, contando com a preferência de mais de 2/3 dos produtores de uvas. No Estado de São Paulo, os agricultores também identificaram os benefícios da embalagem em EPS e vêm aderindo a esta nova solução.

Para ampliar ainda mais a participação no mercado de São Paulo, a marca DaColheita participa novamente da tradicional Festa da Uva de Louveira, que iniciou neste final de semana e vai até 5 de maio. Por suas características de conservação e design, as embalagens DaColheita estão sendo utilizadas para a exibição de frutas premium dos produtores que estão expondo na feira.

Fonte: Carla Lavina