Das mudas de eucalipto à fabricação de celulose: Bracell lança websérie inédita sobre etapas dos processos produtivos

Como são cultivados os plantios de eucalipto? Como são produzidas as mudas? Como a celulose é extraída da madeira? Essas e outras curiosidades são apresentadas na websérie “Por Dentro das Áreas”, desenvolvida pela Bracell, uma das maiores produtoras de celulose solúvel do mundo. A produção conta com sete episódios, que serão divulgados semanalmente nas redes sociais da empresa. O primeiro foi lançado nesta sexta-feira, 24.

Fruto de ações internas da Bracell para apresentar aos colaboradores as operações das diferentes áreas da empresa, a websérie traz as etapas dos processos de produção da celulose de forma didática e com linguagem acessível para todos os públicos.

“Os bastidores do funcionamento de uma fábrica costumam despertar a curiosidade das pessoas, principalmente quando o produto final faz parte do nosso dia a dia, como é o caso da celulose solúvel, matéria-prima utilizada em vários produtos, como remédios, alimentos e cosméticos. Então, o projeto vai apresentar aos espectadores o passo a passo dessa produção, desde a área florestal até a indústria. Tudo isso de forma leve e descontraída”, afirma Fernanda Oliveira, analista sênior de Mídias Sociais e Digitais e idealizadora do projeto.

O episódio de estreia aborda o desenvolvimento das mudas de eucalipto, mostrando o trabalho e a tecnologia empregados nos viveiros da empresa. Nas semanas seguintes, serão abordados os temas Silvicultura, Colheita, Logística Florestal, Preparo de Cavacos, Linha de Fibras, Secagem e Acabamento.

“No próximo ano, lançaremos a segunda temporada, apresentando o trabalho desenvolvido por outras áreas, como a de Pesquisa e Desenvolvimento, Meio Ambiente e Logística Industrial, desconstruindo também alguns mitos sobre o cultivo de eucalipto, que tem todo o seu processo norteado por um trabalho minucioso e cuidadoso focado na sustentabilidade. Vamos mostrar como a Bracell faz a diferença em cada detalhe das suas operações”, afirma Fernanda.

Fonte: Juracy dos Anjos