Descontaminação de solos contaminados por hidrocarbonetos de petróleo.

Solução da Superbac reduz de 60 para 15 dias tratamento de área contaminada

A contaminação de solos por petróleo e derivados é um dos maiores problemas ambientais em todo o mundo e tem sido combatida pelas agências e órgãos reguladores com regras estritas, que são rigidamente cobradas e fiscalizadas. Para atender às exigências da legislação de forma eficaz e rápida, grandes empresas petrolíferas aqui no Brasil estão cada vez mais optando por soluções sustentáveis e biotecnológicas, como a biopilha.

Um exemplo disso é um dos projetos da SUPERBAC, empresa brasileira que há mais de 20 anos desenvolve soluções biotecnológicas de alta performance.

Em parceria com uma grande empresa de tratamento de resíduos brasileira, a qual utiliza o processo de descontaminação por biopilha, processo biológico controlado que estimula o crescimento de microrganismos naturais do solo, a SUPERBAC aplicou a técnica de bioaumentação à biopilha já existente, como forma de aceleração do processo natural de degradação do contaminante, tornando o projeto mais rápido, eficiente, seguro e com custos compatíveis.

Uma solução da SUPERBAC composta de um blend de bactérias foi aplicada na biopilha de 300 toneladas de solo contaminado sob condições favoráveis e controladas. Após 15 dias da aplicação da solução Superbac observou-se uma redução de 50% do contaminante presente.

“Antes do uso da solução Superbac, esse resultado não era alcançado em menos de 60 dias”, destaca Monique Zorzim, gerente técnica da Superbac. “Os resultados da biorremediação são favoráveis tanto no aspecto financeiro – através da diminuição do tempo de tratamento – quanto no aspecto ambiental, que impacta na porcentagem de degradação do contaminante”, completa Zorzim.

Fonte: Amanajé Comunicação