Dia das crianças: entenda a importância do consumo de ovos durante a infância!

O Instituto Ovos Brasil comemora essa data tão importante que marca o dia 12 de outubro

Uma das grandes preocupações da saúde mundial é a qualidade da alimentação e de vida das futuras gerações. As crianças, hoje, são foco de políticas diversas para manter uma nutrição equilibrada e um crescimento saudável. Com o objetivo de levar informação à população a respeito da importância do ovo na alimentação, o Instituto Ovos Brasil explica a relação do ovo no desenvolvimento infantil.

“O ovo, além de ser um alimento acessível, saboroso, de fácil preparação e consumo, também é rico em nutrientes, especialmente em vitaminas do complexo B representados por tiamina, riboflavina, colina, vitamina B12, ácido fólico, piridoxina, biotina e  vitaminas lipossolúveis A, D,E,K”, conta Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil. “Ainda por cima, esse alimento contém os carotenóides luteína e zeaxantina e minerais como ferro, selênio, magnésio, zinco que atuam no organismo como um todo”, completa.

Rico em proteínas e em outros nutrientes, os ovos exercem uma função muito positiva no corpo, especialmente na produção energética, no desenvolvimento dos músculos e cognitivo, todas elas mais utilizadas durante o desenvolvimento das crianças.

A nutricionista do Instituto Ovos Brasil traz algumas dicas de como introduzir o nas refeições dos pequenos: “Os ovos podem ser introduzidos nas refeições a partir do sexto mês do bebe*, como parte da introdução de alimentos na forma de papa e que vai sendo alterado com o desenvolvimento e crescimento da criança. Essas alterações de textura promovem o desenvolvimento oro faríngeo da criança e vai prepará-la à textura da alimentação da família. O ideal é o consumo de ovos por parte das crianças associado sempre a uma alimentação saudável e equilibrada, com frutas, verduras e legumes”.

É importante sempre lembrar que para um crescimento saudável da criança, não basta apenas uma alimentação sadia e equilibrada, a prática de exercícios físicos também é importante para estimular o desenvolvimento.

(*A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno até os dois anos de vida ou mais, e exclusivo até os seis primeiros meses de vida.)

Fonte: Enzo Zilio