Dia Mundial da Banana: como fertilizantes com aminoácidos aprimoram o cultivo da fruta

No Dia Mundial da Banana, celebrado em 22 de setembro, destaca-se a relevância desta fruta tanto para a saúde dos consumidores, quanto para a economia agrícola brasileira. O Brasil, como o quarto maior produtor global de bananas, enfrenta desafios consideráveis em sua produção, principalmente devido às condições climáticas imprevisíveis que afetam o cultivo. Em resposta a essas adversidades, a Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, oferece soluções inovadoras para os produtores rurais.

Os produtos desempenham um papel crucial na eficiência da absorção e aproveitamento de nutrientes pelas plantas, garantindo maior mobilidade desses componentes em seu interior. Na cultura da banana, essas substâncias têm papel importante na prevenção de estresse abiótico, resultante de condições adversas do ambiente ou de deficiências nutricionais.

“O cultivo de bananeiras requer condições climáticas tropicais ideais, porém, controlar o clima não está ao alcance do produtor, e condições ambientais extremas podem afetar negativamente a produção. Entre as nossas soluções estão fertilizantes com benefícios antiestressantes, como o AMINO® Proline, que contém os aminoácidos prolina e glicina-betaína”, afirma Rafael Hirano, gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizante.

Segundo o executivo, o AMINO® Proline é um fertilizante organomineral avançado, composto por uma mistura exclusiva de aminoácidos produzidos em processos de fermentação controlados. Projetado para apoiar culturas em condições extremas, como escassez de água, solo salino e temperaturas extremas, ele atua como osmorregulador, fortalecendo estruturas celulares e participando ativamente no ciclo do nitrogênio para promover um crescimento saudável, mesmo sob situações desafiadoras.

“Esses aminoácidos agem como verdadeiros aliados na gestão fisiológica da planta, melhorando seu potencial produtivo e permitindo que ela enfrente situações críticas com maior resiliência”, explica Rafael Hirano.

Estudo científico

Um estudo conduzido em parceria com a UNESP Registro/SP durante a safra de 2019/2020 demonstrou os benefícios do uso do fertilizante organomineral AMINO® Proline. Os resultados revelaram que a aplicação deste produto em bananeiras na região do Vale do Ribeira (SP) resultou em um aumento significativo de 1,87 kg no peso do cacho.

“Essa melhora na produção está diretamente relacionada à ação dos aminoácidos prolina e glicina-betaína, presentes no fertilizante. A glicina-betaína atua como um bioestimulador, conferindo proteção à planta em condições de estresse e melhorando a eficiência do uso de água nas células. Por sua vez, a prolina age reduzindo os danos causados por condições adversas, como escassez de água e temperaturas extremas, aumentando a resistência da planta”, finaliza o gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizante.

Fonte: Imprensa | Ajinomoto do Brasil