Dia Mundial da Inovação

Dia mundial da inovação: investimentos em tecnologia contribuem para uma agricultura cada vez mais digital

A multinacional Hexagon, que tem no Brasil sua divisão de Agricultura, investiu mais de 500 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento para inovação no último ano. 

Na história mundial, a agricultura foi a base de muitas inovações: no período de expansão da civilização egípcia, por exemplo, foi a agricultura ao redor do Rio Nilo que permitiu todo o desenvolvimento da região; posteriormente, os povos da Mesopotâmia criaram a linguagem dos números, origem da matemática, para conseguir trocar seus produtos agrícolas com outras civilizações.

Agora, o caminho é inverso: a agricultura, que foi a porta de entrada para tantas mudanças importantes do mundo, depende da inovação para ser alavancada. Inteligência Artificial, Big Data, sensores, equipamentos autônomos… A velocidade de implementação das novidades no setor tem crescido cada vez mais —  no Brasil, 84% dos agricultores já usam pelo menos uma tecnologia como suporte ao seu trabalho, segundo pesquisa liderada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Com o investimento em tech, o agronegócio foi um dos únicos setores que conseguiu crescer 2% em 2020, mesmo em meio à pandemia de Covid-19 e a queda do PIB nacional em 4,1%. “Contar com tecnologia no campo deixou de ser um diferencial, tornando-se uma necessidade para qualquer produtor que queira otimizar ao máximo a eficiência das suas operações, reduzindo custos e aumentando a produtividade”, comenta Bernardo de Castro, presidente da divisão de Agricultura da Hexagon, que desenvolve e fornece soluções tecnológicas para áreas rurais e florestais.

A empresa faz parte da multinacional Hexagon AB, líder global em soluções autônomas de sensores e softwares, que, no último ano, investiu 13% da receita de 3,8 bilhões de euros em vendas líquidas na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) — o que equivale a cerca de EUR 500 milhões.

“A Hexagon tem um grande compromisso com P&D para se manter como uma das líderes em inovação do setor. Na agricultura, o alto percentual investido é utilizado para o aprimoramento de diversas soluções e criação de novas tecnologias de ponta, que auxiliam no alcance de um campo cada vez mais digital”, comenta Bernardo.

Além do investimento anual em P&D, a Hexagon conta com mais de 4 mil patentes ativas e 5 mil colaboradores na área, o que corresponde a 25% do quadro de funcionários da multinacional.

Fonte: Dialetto