Dia Mundial do Meio Ambiente: BRF destaca avanços socioambientais em sua cadeia de valor

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, reforça, no Dia Mundial do Meio Ambiente, seu compromisso com a produção sustentável, a preservação dos recursos naturais, e a contribuição para uma economia de baixo carbono. Essa atuação começa no campo, fomentando boas práticas produtivas, de preservação dos biomas e da biodiversidade, e de respeito às comunidades onde atua.

A gestão de sustentabilidade da Companhia está baseada em seis pilares estratégicos: Gestão da Cadeia de Suprimentos, Bem-estar Animal, Mudanças Climáticas, Recursos Naturais, Economia Circular e Gestão de Resíduos, e Responsabilidade Social. Atuando nessas frentes, a BRF tem conquistado importantes avanços ambientais em sua cadeia de valor.

“Como potência global da indústria de alimentação, estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável, maximizando nossos resultados de maneira consistente, com apoio de nossos parceiros e de todos aqueles que integram nossa cadeia de valor”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade da BRF.

Gestão sustentável

Na frente de mudanças climáticas, a BRF estabeleceu o compromisso para ser uma companhia Net Zero, e para avançar na redução das emissões de gases de efeito estufa em sua cadeia de valor, a Companhia tem promovido ações socioambientais junto aos seus parceiros e fornecedores. No campo, está fomentando a utilização de energia solar pelos seus produtores integrados. Como resultado, a BRF encerrou 2023 com 57% do volume de aves produzidas com energia solar.    

Com o intuito de ter uma cadeia de suprimentos, direta e indireta, livre de desmatamento até 2025, além de garantir a rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos nos biomas onde atua, a BRF tem adotado algumas iniciativas que tem contribuído para a agenda de descarbonização, como a criação da Política de Compra Sustentável de Grãos, pelos quais seus fornecedores, diretos e indiretos, são avaliados sob critérios socioambientais. Para garantir a rastreabilidade dessas commodities, a BRF utiliza uma plataforma baseada em dispositivos geoespaciais e sistema de informações geográficas (GIS) possibilitando o cruzamento dos critérios territoriais com dados referentes a localização das propriedades.

Em 2023, a empresa conquistou 100% de rastreabilidade dos fornecedores diretos de grãos e 77% dos indiretos na Amazônia e Cerrado. Considerando todos os biomas, o resultado é de 99,9% de rastreabilidade dos fornecedores diretos e 79% dos indiretos. 

O uso racional dos recursos naturais também é destaque na agenda de sustentabilidade da empresa. A eficiência e disciplina na gestão hídrica permitiu que a BRF reduzisse, no ano passado, 8,41% no consumo de água por tonelada produzida, em comparação ao ano-base de 2020. Na frente energética, a Companhia tem atuado para promover o consumo sustentável de energia em suas operações, e fomentar a geração de energia limpa. Por meio das parcerias com AES Brasil e Intrepid Participações S.A, para a construção de parques eólico e solar, respectivamente, a BRF espera garantir que 90% do consumo de energia das suas unidades seja atendido por essas fontes limpas – a empresa encerrou 2023 com 16% do consumo de energia proveniente de energia eólica.

A reciclabilidade na cadeia de valor também é uma das frentes de atuação na agenda de sustentabilidade da Companhia. No ano passado, 98% dos resíduos foram encaminhados para compostagem, reciclagem ou outras operações de recuperação. Com base no conceito de economia circular, a BRF, por meio de sua unidade de negócio BRF Ingredients, aplica a circularidade de materiais a agrega valor aos subprodutos de suas fábricas, gerando ingredientes de alta performance. Em 2023, mais de 1 milhão de toneladas desses subprodutos foram transformados em matéria-prima.

A empresa também tem atuado na reciclabilidade dos seus produtos no eixo pós-consumo. Em parceria com a Eureciclo, a BRF tem atuado para compensar 100% dos potes de margarina e manteiga da marca Qualy, tendo atingido mais de 20 mil toneladas recicladas. A iniciativa envolve cerca de 65 centrais de triagem de materiais recicláveis, que incluem organizações de catadores, em 15 estados brasileiros, beneficiando mais de duas mil famílias.

Fonte: Gustavo Cezario