Em período de vacinação, tecnologia de um becksafe permite otimizar custos e potencializar resultados nas fazendas

O período de vacinação contra febre aftosa continua sendo um momento crucial da atividade pecuária, principalmente no que diz respeito a tornar o Brasil uma zona livre dessa doença. A maior parte dos estados ainda requer a realização desse manejo, o que exige do pecuarista olhar para sua propriedade e avaliar a estrutura para essa tarefa. Nesse sentido, o becksafe é o principal aliado do produtor, pois garante segurança e bem-estar ao animal e aos profissionais na hora da contenção.

O manejo individual é a estratégia recomendada para a vacinação do bovino, o que permite um maior controle da situação por parte dos profissionais envolvidos, desde operadores da contenção até aplicadores da vacina. Dessa forma, contar com a tecnologia de um becksafe na propriedade garante melhores resultados para esse processo.

“Hoje vivemos uma era de otimização de custos e recursos para potencializar as ações realizadas nas fazendas. No que diz respeito à contenção dos animais, um becksafe é a ferramenta ideal para a produção e a condução de manejos de forma eficiente e consciente. Ou seja, produtividade, qualidade e bem-estar animal e humano podem coexistir em harmonia”, explica o Gerente Comercial da Beckhauser, Gustavo Lazarin.

Essa campanha de vacinação ainda é uma realidade para mais de 50% do rebanho brasileiro e faz parte do Plano Estratégico 2017-2026, do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do Ministério da Agricultura e da Pecuária (MAPA). Na prática, para o produtor, com a exigência por melhores condições sanitárias na produção de carne bovina, ele deve buscar os instrumentos adequados para atender a essa demanda.

Como a tecnologia ajuda?

Para que um becksafe seja efetivo em sua função de oferecer segurança, praticidade e conforto na hora de conter os animais e realizar os manejos, ele deve conter elementos que sejam adequados à atividade que está sendo realizada.

A começar pelo tipo de contenção central, que impacta na forma que o bovino se mantém na posição adequada dentro do equipamento. Cabine do veterinário e portão de duas folhas também contribuem para separar o ambiente destinado ao animal daquele que será utilizado pelos profissionais, o que aumenta a proteção para todos os envolvidos nesse processo.

“Ainda temos os protetores contra coice, essenciais para que o gado não machuque a si próprio e o aplicador de vacinas. Por ser uma estrutura robusta e resistente, é fundamental que todas as etapas do manejo sejam contempladas pela segurança do becksafe, dessa forma proporcionando ganhos em resposta imunológica, qualidade de carcaça e potencial de negociação com os frigoríficos”, salienta Lazarin.

Segundo o Gerente Comercial, a automação do becksafe oferece ainda mais praticidade e benefícios à condução dessa tarefa. “Se um pecuarista lida com um elevado número de animais, ou mesmo busca ainda mais formas de proteção e garantia do sucesso do manejo vacinal, a automação é de grande ajuda, pois oferece operação ágil, com conforto e segurança, para os profissionais e os bovinos”, encerra.  

Fonte: Diego Serni – Attuale Comunicação