Embrapa Soja apresenta bioinsumos para soja e pastagens na Agrotins

A Embrapa Soja participará da Agrotins, feira tecnológica a ser realizada de 16 a 20 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas (TO), apresentando bioinsumos para a cultura da soja e pastagens. Além disso, o pesquisador Leonardo José Motta Campos irá ministrar a palestra sobre “Resposta de Soja à Seca: em busca de plantas resistentes”, a ser realizada no dia 19 de maio, às 17h, no Auditório Cantão.

Coinoculação em soja – Dezenas de trabalhos de pesquisa conduzidos em rede pela Embrapa e parceiros em todas as regiões produtoras de soja do Brasil indicam um ganho médio de 8% de produtividade nas áreas que adotam a inoculação da cultura com as bactérias Bradyrhizobium.  Por outro lado, a coinoculação da soja é uma tecnologia que combina a inoculação do já conhecido Bradyrhizobium, fixador de nitrogênio, juntamente com o Azospirillum, promotor de crescimento de plantas. A coinoculação proporciona vários benefícios, como aumento da área radicular, o que possibilita maior aproveitamento dos nutrientes e maior capacidade de absorção de água pelas raízes, o que pode resultar em um incremento médio de 16% no rendimento da soja.

Inoculação multifuncional nas pastagens  – A Embrapa Soja irá apresentar também a tecnologia que associa microrganismos com propriedades multifuncionais (Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens) em um inoculante para pastagens, que pode aumentar, em média, em 22% a produção de pastagens com braquiárias. De acordo com os pesquisadores da Embrapa, Mariangela Hungria e Marco Antonio Nogueira, além de incrementar a produção de biomassa pelas forragens, a inoculação multifuncional também incrementa o nitrogênio (N) em 13%, fósforo (P) em 30% e potássio (K) em 11%.

Agrotins – A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.

Imagem:

Laboratório de Biotecnologia do Solo da Embrapa Soja. Crédito: LucianoPascoal/Arquivo Embrapa Soja

Fonte: Embrapa Soja