Escola Especial de Cristalina recebe prêmio do Agrinho 2017

Professores, alunos e diretoria da escola Especial João Bosco Rennó Salomon eram só sorrisos na tarde desta quarta-feira (13). O motivo tem marca, cor e nenhum quilômetro rodado. A escola é a vencedora da categoria ‘Município’ da edição de 2017 do programa Agrinho e como prêmio levou para casa um carro zero quilômetro. Mas não foi só a escola e alunos que estavam orgulhosos por causa do resultado. Toda a população de Cristalina (GO) fez questão de comparecer na porta da Prefeitura Municipal. A homenagem também veio por parte do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, José Mário Schreiner, que foi até o município fazer a entrega oficial do veículo.

O resultado da edição deste ano foi divulgado oficialmente em novembro, durante cerimônia no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), em Goiânia (GO). Mas José Mário fez questão de ir até Cristalina para entregar o automóvel e elogiar o trabalho desenvolvido pela escola, que elaborou um projeto de energia fotovoltaica. “O projeto foi escolhido entre muitos outros. Isso é muito importante, muito grande. Parabéns aos envolvidos. Parabéns Cristalina”, disse, comemorando.

José Mário começou seu discurso falando da alegria de poder estar à frente de um projeto tão bonito quanto o Agrinho, implantado há 10 anos em Goiás. “Que bom que posso estar aqui homenageando quem faz a diferença. Esse prêmio é importante não pelo valor do carro, mas sim pelo reconhecimento que ele representa. Reconhecimento ao professor, aos alunos e à cidade, escolhida entre 219 municípios goianos”, afirmou.ze mario fredox carvalho

O presidente da Faeg se derreteu em elogios à iniciativa que estimula a educação em Goiás

O presidente da Faeg se derreteu em elogios à iniciativa que estimula a educação em Goiás. “Dos diversos programas e treinamentos que o Senar Goiás possui, o Agrinho é o mais importante, já que envolve o que nós temos de mais precioso: as crianças. Eu comecei a trabalhar aos 6 anos, sai de casa aos 9, corri atrás de estudo, dei duro. O que eu mais quero para as crianças goianas é que elas tenham estudo e vençam na vida também”, disse.

Iniciativa que estimula o bem

Para o prefeito de Cristalina, Daniel Vaz – o Daniel do Sindicato – o Agrinho é um projeto louvável. “É a mesma coisa de dizer ao professor: você é muito importante, e ao aluno: vai lá, você é muito capaz”, pontuou. Vaz aproveitou para agradecer o cuidado com o qual a Faeg olha para o município de Cristalina e pediu ao presidente da entidade que continue cuidando com carinho da cidade. “Se a união entre professores e alunos deu tão certo, vamos unir prefeitura, Sindicato Rural, Faeg e Senar Goiás ainda mais”.

O presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Alécio Maróstica, também elogiou a iniciativa. “O Agrinho é um reconhecimento necessário a quem muda a vida das nossas crianças: o professor. Eu estou muito, muito, muito feliz”, comemorou.

Só sorrisos 

Quem estava com sorriso estampado no rosto a todo momento era a diretora da escola, Cristina Maróstica, que tirou do papel um projeto de energia fotovoltaica e colocou no telhado da Associação de Pais e Excepcionais de Cristalina (Apae). Cristiana contou aos presentes que a ideia surgiu logo que receberam o tema do programa Agrinho deste ano – ‘Fontes de Energia Renováveis’. “Queríamos trabalhar um projeto que pudesse ir além dos muros da Apae, que pudesse ser modelo para outras unidades escolares e também para a comunidade”, ressaltou.

Texto: Nayara Pereira

Foto: Fredox Carvalho