Especialistas brasileiros e europeus discutem a sustentabilidade das cadeias de valor da carne bovina e do couro

A Comissão Europeia, por meio do programa AL-INVEST Verde, e o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) promovem no dia 15 de setembro a conferência de encerramento dos “Diálogos sobre a sustentabilidade e a rastreabilidade das cadeias de valor da carne bovina e do couro”.

Este evento encerra três diálogos técnicos anteriores, realizados entre março e maio de 2022. A iniciativa criou um fórum para discutir e trocar experiências sobre os desafios, oportunidades e ações futuras voltadas para a sustentabilidade das cadeias de valor da carne bovina e do couro no Brasil. Na conferência de encerramento, os principais interessados discutirão a sustentabilidade e a transparência das cadeias mencionadas, bem como a importância das políticas públicas.

A abertura da conferência será presidida pelo Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, com participação do Vice-Diretor-Geral Interino e Diretor das Américas, Agricultura e Segurança Alimentar da DG Comércio da Comissão Europeia, Rupert Schlegelmilch (participação virtual), e da Diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Fabiana Alves.

Após a abertura, haverá uma breve explicação sobre a iniciativa dos diálogos técnicos, seguida de dois painéis com atores-chave. Os participantes analisarão as perspectivas dos negócios e o papel do setor público na transparência e rastreabilidade (ver programa abaixo).

O objetivo geral é contribuir para a identificação e a promoção de práticas coletivas e parcerias entre as principais partes interessadas que contribuem para a sustentabilidade das cadeias de valor da carne bovina e do couro, um setor de grande importância para o comércio, o combate às mudanças climáticas, as políticas ambientais e as relações bilaterais entre UE e do Brasil. O resultado do workshop informará a futura cooperação da UE em cadeias de suprimentos sustentáveis ​​e rastreabilidade no Brasil.

Fonte: Comunicação – IPAM