Estado dos EUA restringe dicamba

O Departamento de Agricultura de Minnesota (MDA), nos Estados Unidos, anunciou uma restrição específica do estado para o uso do herbicida dicamba em Minnesota para a estação de crescimento de 2020. O dicamba usado na soja tolerante terá uma data limite de uso a partir de 20 de junho de 2020.

A restrição de 2020 em Minnesota é uma adição às estabelecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). As formulações afetadas são XtendiMax da Monsanto, Engenia da BASF, FeXapan da DuPont e Tavium da Syngenta.

A decisão segue as investigações em andamento do MDA e pesquisas informais sobre relatos de danos às culturas por supostos movimentos fora do alvo de dicamba nas últimas três estações de cultivo. Em 2017, o MDA recebeu 253 denúncias de suposto desvio de dicamba. Esses relatórios impactaram cerca de 265.000 acres. Depois que uma data limite de 20 de junho foi estabelecida, o número de reclamações caiu drasticamente para 53 relatórios em 2018, que afetaram pouco mais de 1.800 acres, e 22 relatórios em 2019 que impactaram aproximadamente 760 acres.

“O Dicamba é uma ferramenta importante para combater ervas daninhas resistentes a herbicidas em soja tolerante ao dicamba”, disse o comissário da Agricultura Thom Petersen. “O MDA deseja preservar essa ferramenta para os agricultores; no entanto, também é importante limitar os impactos nas casas, fazendas e jardins vizinhos. Vimos uma melhoria contínua do uso desses produtos por causa da data limite de 20 de junho, e é por isso que estamos avançando com isso novamente em 2020”, completa.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Divulgação