“Estamos em um momento de turbulência, mas o mercado continuará firme”, afirma Marcos Jank em Oeste Rural Show

Com um cenário marcado por flutuação de preços, turbulências políticas e econômicas, as perspectivas de mercado para o agronegócio continuam positivas. Essa é a avaliação do professor Marcos Jank, que ministrou a palestra de encerramento da 3ª Oeste Rural Show, em Pontes e Lacerda, neste sábado (3).

Marcos Jank é engenheiro agrônomo, professor, executivo e conselheiro de empresas do agronegócio, e atua também como palestrante, escritor e comentarista da CNN Brasil. “O fato é que estamos com uma sobreoferta, reduziu um pouco os preços internacionais, o câmbio caiu com a apreciação do real e o produtor sentiu um baque com a queda dos preços. Isso tem gerado estoque de soja ainda sem vender e insegurança na compra de insumos”, analisa o especialista.

Apesar da realidade desafiadora, Marcos Jank indica aos produtores que se organizem para superar os desafios. “Estamos num momento de bastante turbulência, mas o produtor tem que se defender contra a variação de preço, pois o mercado continuará muito firme. E essa região [Oeste de Mato Grosso] tem muito potencial, com pecuária forte, e bastante potencial agrícola e de ganho de produtividade”.

No campo político, Jank critica o ressurgimento de pautas que voltaram ao cenário brasileiro. “O governo federal trouxe de volta a agenda das invasões de terra, da reforma agrária, que é um absurdo, o que não tem o menor sentido. A mesma coisa em relação ao Marco Temporal. Essas agendas do passado estão nos incomodando hoje, mas temos que andar pra frente. A principal agenda não chegou ainda no Congresso, que é a reforma tributária, que será importante para o Agronegócio”.

A 3ª Oeste Rural Show encerra neste sábado, tendo debatido os principais temas do agronegócio, principalmente, o sistema lavoura-pecuária. Na sexta-feira (02), a feira contou com importantes palestras sobre lavoura, ministradas pelo engenheiro agrônomo e pesquisador do IMAmt, Edson Ricardo de Andrade Júnior, que tratou sobre o manejo de plantas daninhas nas culturas da soja, com foco em plantas daninhas após pastagens.

Também houve a palestra com a engenheira agrônoma, Daniela Basso Facco, que tratou sobre o manejo de fertilidade em solos arenosos. E também palestra sobre boas práticas de Controle de Insetos em unidades armazenadas, com o consultor técnico, Arnaldo Cavalcanti.

Fonte: ZF Press