Estratégias naturais: Videocast discute o Controle Biológico de Pragas

A plataforma de cursos livres da USP/Esalq Essential promove no dia 23 de maio, às 19 horas, o videocast “O Futuro do Controle Biológico”. O evento abordará o potencial de crescimento do setor e os desafios enfrentados na área. Participarão do videocast Raphael de Campos Castilho, professor doutor no Departamento de Entomologia e Acarologia da USP/Esalq, possui experiência em Acarologia e Entomologia Agrícola, atua nas áreas de taxonomia e controle biológico, com ácaros e insetos; Pedro Takao Yamamoto, professor doutor da USP/Esalq, atua na área de Manejo Integrado de Pragas; José Roberto Postali Parra, professor sênior do Departamento de Entomologia e Acarologia da USP/Esalq e Italo Delalibera Junior, professor pós-doutor USP/Esalq, atua nas áreas de patologia, controle microbiano de insetos e ácaros e desenvolvimento de bioinsumos. Todos os participantes da mesa são colaboradores no curso livre sobre o tema da plataforma da USP.

De acordo com o Professor Pedro Takao Yamamoto, Controle Biológico “é um fenômeno que consiste na regulação de animais e plantas por inimigos naturais que são os agentes de mortalidade biótica. É um fenômeno natural de controle de insetos, ácaros, doenças e plantas daninhas”. O controle biológico tem como objetivo conter pragas e insetos maléficos que estão presentes em nossa agricultura por meio de maneiras naturais, como o uso de outros insetos que são inofensivos e benéficos para o meio ambiente, predadores e microrganismos.

Controle Biológico: benefícios para o cultivo e para o meio ambiente

A grande vantagem do Controle Biológico reside nas questões dos efeitos colaterais. “Não causa efeitos negativos ao ambiente e a produção, auxiliando na questão da sustentabilidade, porque diferentemente dos inseticidas que podem causar problemas como resistência, no caso do controle biológico não acontece isso. Não tem resíduo, não tem o perigo de contaminação, porque são ações que ocorrem na natureza, é uma questão natural”, resume o professor. Outra vantagem do Controle Biológico é que ele pode ser aplicado em todos os tamanhos de produção agrícola, explica o professor. “No Brasil, que é um bom paradigma, ele é utilizado em grandes culturas e em grandes áreas, por exemplo, nas plantações de cana-de-açúcar, em grandes usinas, culturas de milho, algodão, olerícolas e frutíferas, assim como na produção envolvendo pequenas áreas e cultivos”.

Fonte: Ricardo Tanaka