Estudantes paraibanos vencem concurso de inovação com solução para Fazendas Inteligentes

Com o objetivo de fornecer tecnologia e serviços de suporte personalizados para atender às necessidades únicas de cada fazenda, estudantes da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba criaram o aplicativo SimSilo. O sistema foi o vencedor na categoria Smart Farms da 11ª edição do concurso de inovação Campus Mobile, que conta com o patrocínio do Instituto Claro, apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O SimSilo é um sistema de sensoriamento para monitoramento de silos de armazenamento de produtos agrícolas e industriais, especialmente formatado para garantir a qualidade dos grãos armazenados.

“A aplicação monitora parâmetros ambientais que servem para tomadas de decisão nas operações de aeração e comportamento dinâmico do silo, analisando se ele está vibrando fora do normal, identificando um possível acidente ou até mesmo rompimento dele. Além disso, também monitora a presença de gases tóxicos alertando o produtor dos riscos a seus colaboradores, tudo isso podendo ter acesso via web ou aplicativo”, explica o estudante de Engenharia Matheus Gomes, um dos idealizadores do projeto.

Para Gypson Ayres, aluno do doutorado de Engenharia e cocriador da solução, o aprendizado adquirido durante a participação no concurso foi muito complementar aos ensinamentos da vida acadêmica: “A participação na 11º edição do Campus Mobile me proporcionou muita troca de experiências. Para mim, foi muito importante poder ver como outras instituições estão trabalhando, ter contato com novos projetos, com respeito e com diversidade, conceitos presentes em em todos os momentos da nossa jornada na competição”, diz.

Os estudantes vencedores ganharam uma viagem de imersão ao Vale do Silício, na Califórnia, programada para setembro deste ano, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia e conhecer o ecossistema de startups além de um valor em dinheiro.

Fonte:  Larissa Passos da Rocha