Evento em Foz do Iguaçu apresenta inovações para o agronegócio

Segundo as previsões da Gartner, os investimentos globais em Tecnologia da Informação (TI) devem aumentar em 8% somente este ano, atingindo um total de US$ 5,1 trilhões. No Paraná, alguns eventos de lançamento de tendências para o segmento estão sendo realizados. Um deles é o Summit Iguassu Valley Latinoamerica, voltado à oferta de produtos. Ele ocorre no mês de junho, em Foz do Iguaçu.

Uma das empresas que já confirmou presença é a SWA, uma das principais desenvolvedoras de software do Brasil. Por lá, a startup apresenta suas quatro principais plataformas. “Participar deste evento, um dos maiores do gênero, é uma oportunidade valiosa para troca de experiências, aprendizado e networking”, afirma Leandro Scalabrin, CEO do Grupo SWA.

Entre as tecnologias apresentadas pelo Grupo está a plataforma Laços do Agro, que tem a meta de alcançar R$ 3 milhões em faturamento, conectando pequenos produtores a cooperativas agrícolas e ao mercado, já abrangendo 50 cidades e 700 produtores. Ela organiza o cronograma de produção dos agricultores para as cooperativas. “A Laços do Agro é acessada via celular, com recursos para gerenciar contratos de vendas, acompanhar cronogramas de entrega e controlar pagamentos. A plataforma melhora a eficiência, transparência e comunicação entre os envolvidos”, explica Leandro.

Ainda para o mercado do agronegócio, a NeoCred, outra solução da SWA, desenvolve plataformas que facilitam o acesso ao crédito cooperativo de forma segura e ágil. Braço da startup, ela foi criada para desburocratizar processos de análises de crédito, facilitando a concessão de propostas e análise de crédito com praticidade e segurança. Trata-se do fruto do trabalho de pesquisa de um grupo de pequenos produtores cooperados do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), sendo premiada como produto de inovação no mercado rural no ano passado.

Para a educação, a SWA leva para o evento duas robustas iniciativas. A primeira delas é a Matheus Soluções, atual Matheus Educacional, adquirida pelo Grupo em 2021, que oferece soluções para aprimorar a gestão de escolas e instituições educacionais. A outra é o JACAD: um ERP educacional, solução que sustenta o trabalho de 40 mil professores e atende 500 mil estudantes em 22 estados brasileiros. Com a plataforma, toda a jornada acadêmica, desde a matrícula ao setor financeiro, pode ser assistida.

Assim, as áreas atendidas pelo Grupo SWA estão alinhadas com a programação do Summit, que visa integrar inovações para soluções nos setores de agronegócio, turismo, logística, educação, ESG e transição energética. Durante o evento, esses temas serão abordados em palestras com especialistas, painéis, rodadas de negócios, workshops, premiações e treinamentos.

“Estamos ansiosos para compartilhar nossas inovações. Nossas soluções focam na gestão acadêmica e na conexão entre produtores rurais, cooperativas e o mercado. Acreditamos que a tecnologia é a força motriz por trás das transformações que ocorrem em diversos setores. Nossa missão é utilizar essa força para facilitar e otimizar processos, melhorar a eficiência e promover o desenvolvimento sustentável”, comenta Scalabrin. “Buscamos atender às demandas atuais e antecipar as necessidades futuras de nossos clientes. No setor educacional, aprimoramos a gestão acadêmica, enquanto no agronegócio, fortalecemos a colaboração na cadeia produtiva. A inovação contínua é essencial para o nosso sucesso e o de nossos clientes”, conclui Scalabrin.

Fonte: Engenharia de Comunicação