Evento online do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico reuniu mais de 5 mil pessoas 

Encontro comemorativo dos 51 anos do centro de pesquisas de Jundiaí foi aberto pelo secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira e pelo diretor geral do Instituto Agronômico, Marcos Machado 

São Paulo (SP) – Realizado na última semana, com transmissão pelo YouTube, o painel Evolução da Mecanização Agrícola no Brasil reuniu mais de 5 mil pessoas no pico da transmissão. Concebido para comemorar os 51 anos do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), o encontro, aberto pelo secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira, reuniu produtores rurais referenciados, a empresa Máquinas Agrícolas Jacto e o pesquisador científico Hamilton Ramos.

O secretário Gustavo Junqueira destacou a importância do CEA para o avanço da agricultura paulista. Ele mencionou programas estratégicos empreendidos no CEA, com apoio da Secretaria, incluindo pesquisas inéditas envolvendo a mecanização da colheita da uva. Junqueira também ressaltou a relevância do centro de pesquisas nas áreas de tecnologia e segurança na aplicação de defensivos agrícolas, mencionando as iniciativas Aplique Bem e Quepia.

Marcos Machado, diretor geral do IAC, saudou aos pesquisadores e colaboradores do CEA, e reforçou a importância do centro no contexto histórico e no futuro da agricultura paulista e brasileira.

Campo, pesquisa e indústria – Agricultores referenciados no cultivo de hortícolas, os engenheiros agrônomos João Roberto do Amaral Jr. e Marcio Hasegawa, dos grupos Andrade e Hasegawa, respectivamente, salientaram a dificuldade de acesso de produtores de porte médio e pequeno a tecnologias de ponta, em suporte à produtividade e a produção. Segundo eles, a pesquisa agrícola tem atendido a demandas importantes dos agricultores, um movimento, segundo eles, nem sempre seguido pela indústria em geral.

Pela Máquinas Agrícolas Jacto, o engenheiro Wanderson Tosta, apresentou inovações tecnológicas, novos maquinários e pulverizadores desenvolvidos pela marca, ou em desenvolvimento, para atender a demandas específicas de pequenas e médias propriedades.

Coordenador dos programas IAC-Quepia de Qualidade em Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura, Aplique Bem e Unidade de Referência, o pesquisador científico Hamilton Ramos encerrou o evento. Representando o corpo de pesquisadores do CEA, ele promoveu um balanço de trabalhos originados no centro que revolucionaram a agricultura nos últimos 50 anos. Destacou ainda iniciativas em desenvolvimento, ancoradas na inovação, “que transferirão ganhos e benefícios de peso à cadeia agrícola nos próximos anos”.

Fonte: Bureau de Ideias

Pesquisa e Inovação é o tema do terceiro episódio do “Caminhos do Agro SP”

Live nesta quarta (09/09) discutirá a importância e o futuro da pesquisa no agronegócio

Pesquisa e inovação é o tema do terceiro episódio do “Caminhos do Agro SP”, projeto realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em conjunto com a TV Cultura, a InvestSP e a iniciativa privada. A live será nesta quarta (09/09), às 18h30, com transmissão pelos canais do YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da TV Cultura.

O episódio demonstrará um panorama das pesquisas e inovações dos setores público e privado para o desenvolvimento do agronegócio, que se traduzem em mais produtividade e rentabilidade aos produtores e empresas e maior qualidade e segurança ao consumidor.

A live contará com a participação do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, do Diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária DIAGRO/SDI/MAPA, Cleber Oliveira Soares; do Diretor Geral do Instituto Agronômico, Marcos Machado; do gerente Seedcare Institute, José Veiga, e do pesquisador e gerente de qualidade de sementes Syngenta, Adhemar Oliveira.

“Caminhos do Agro SP” 

O projeto “Caminhos do Agro SP” é resultado de uma parceria entre InvestSP, Fundag, TV Cultura e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Os episódios podem ser acompanhados nos canais do YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento: https://www.youtube.com/agriculturasp e da TV Cultura: https://www.youtube.com/cultura

AGENDA CAMINHOS DO AGRO SP

09 de setembro: Episódio 3 – Pesquisa e inovação

16 de setembro: Live 2 – Café

23 de setembro: Episódio 4 – Regularização Ambiental

30 de setembro: Live 3 – Carne Bovina

07 de outubro: Episódio 5 – Produção Sustentável

14 de outubro: Live 4 – Leite

21 de outubro: Episódio 6 – Agro Seguro

28 de outubro: Live 5 – Citricultura

04 de novembro: Episódio 7 – Comercialização

11 de novembro: Live 6 – Papel e Celulose

18 de novembro: Episódio 8 – Consumo

25 de novembro: Live 7 – Olericultura

02 de dezembro: Episódio 9 – Exportação

09 de dezembro: Live 8 – Soja

16 de dezembro: Episódio 10 – Conectividade

Fonte: Attuale Comunicação