Ex-executivos de BHP e JHSF criam consultoria especializada em projetos empresariais de alta complexidade Caixa de entrada

Acaba de ser criada a Ekko Partners, consultoria de transformação empresarial, com foco na gestão de grandes projetos no Brasil e na América Latina. A Ekko tem como sócios-fundadores Ivan Apsan, Nilson Exel e Khoury Ashooh – todos com passagens como altos executivos por empresas brasileiras e internacionais. “As companhias da região passam por um momento de enormes e profundas transformações. Muitas precisam se reestruturar para enfrentar o atual cenário e se tornarem mais competitivas. Outras, estão em plena expansão”, dizem os sócios da Ekko. “São processos que demandam muito conhecimento, relacionamento e energia. Nossa proposta é ser o braço de gestão de nossos clientes na condução desses projetos, indo do desenvolvimento da estratégia à entrega dos resultados.”

Para isso, os sócios contam com um histórico de operações que vão de M&As e reestruturações a special situations, como a gestão de crises envolvendo vários stakeholders.

Advogado de formação,  especializado na gestão de grandes crises, Apsan trabalhou em companhias dos setores de telecom, cimento, mineração e celulose. Foi um dos líderes do turnaround da Paranapanema, que incluiu a renegociação de uma dívida de 3 bilhões de reais com mais de 10 instituições financeiras. Mais recentemente, como diretor jurídico e de relações institucionais da anglo-australiana BHP, Apsan liderou a gestão de uma das maiores crises empresariais já ocorridas no Brasil: o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, e suas consequências. Apsan foi também presidente do conselho da Fundação Renova, constituída para implantar e gerir os programas de reparação para as comunidades atingidas pelo desastre. Mais recentemente Apsan trabalhou como VP Jurídico da Bracell.

Exel, por sua vez, teve participação decisiva na expansão das áreas de shopping-centers, incorporação imobiliária e de hotéis da JHSF, onde foi CFO até julho deste ano. Antes, atuou no processo de consolidação, via aquisições, da área de energias renováveis da Raízen, empresa do grupo Cosan. Excel teve passagens também pelo UBS e Ultra, no qual fez parte da equipe que conduziu a compra da Ipiranga. 

O americano Ashooh é especialista em desenvolvimento e gestão de equipes. Com uma trajetória global, foi associado da empresa de headhunting Heidrick & Struggles e fez parte do time de gestão da Antofagasta Minerals, uma das maiores companhias de mineração do Chile.

A Ekko Partners já nasce com presença internacional. Apsan tem base em Londres. Exel, em São Paulo, e Ashooh, em Santiago, no Chile. “Somos uma espécie de PMO estratégico as a service. Trabalhamos em parceria com nossos clientes e contando com um time multidisciplinar formado pelos melhores profissionais do país”, afirmam os sócios. “Isso confere agilidade e qualidade de execução aos projetos, sem que o cliente precise desviar energia da operação do dia a dia.”

Fonte: Bruno Galo