Apesar da redução no volume, a soja continua sendo, de longe, o principal produto de exportação mato-grossense, com 53% das vendas. A soja triturada teve redução de valor em 11%, em farelo de 21% e o óleo teve 16% a menos de vendas.
Por outro lado, o milho, o algodão e a carne tiveram aumentos significativos, o que segurou o saldo positivo da balança comercial. O milho cresceu 36% e representou 24% das vendas, sendo o segundo produto mais exportado. Na sequência aparecem o algodão com 9,4% (crescimento de 61%) e a carne, com 8,1% (aumento de 23%).
O mapa dos países compradores sofreu pouca modificação. As compras da China voltaram a cair, desta vez 4,8%, mas o país continua como principal destino dos produtos mato-grossenses, com 31% das compras.
O Vietnã, outro país comunista, aumentou as compras em 2,1% e assumiu a segunda colocação, com 5% da participação. O país do sudeste asiático passou o Irã, que reduziu as compras em 36% e caiu para o terceiro lugar, com 4,5% das compras. A Espanha (4,5%) e a Holanda (4,4%) fecham o top 5 dos clientes mato-grossenses.
Fonte: Só Notícias
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