Exposição Passaporte de Bagé

Exposição Passaporte de Bagé define oito exemplares para Morfologia
Segundo jurado, qualidade dos exemplares marcou o retorno das atividades do ciclo

Conhecida como referência em criatórios da raça, Bagé (RS) provou, mais uma vez, que é um dos berços de peso do Cavalo Crioulo. Com 65 animais admitidos e 9 incentivos, a Morfologia Passaporte iniciou no sábado (22), no parque da Associação Rural do município e escalou mais 8 exemplares (quatro machos e quatro fêmeas) rumo à Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que acontecerá entre os dias 1º a 4 de setembro, em Esteio (RS).

Sob o julgamento do técnico da ABCCC e também criador da raça Crioula, Carlos Marques Gonçalves Neto, a qualidade dos exemplares marcou o retorno parcial das Exposições Passaportes do ciclo 2021. Para ele, ter retornado à pista de Bagé foi um momento ímpar na carreira como jurado e criador da raça. “Um passaporte muito bom, de níveis bastante altos e filas homogêneas. É uma grande satisfação como criador e técnico voltar a uma das pistas com representatividade tão boa quanto Bagé. Na manhã deste domingo chegamos aos melhores exemplares da prova com oito representantes de forte selo racial e que representam muito bem a masculinidade e a feminilidade dos animais da nossa raça”, comenta o jurado.

Levando o título de Melhor Exemplar da Raça e também de Grande Campeã, Campana Festa liderou a fila morfológica do Grande Campeonato de Fêmeas e chamou atenção graças à sua suavidade, harmonia em suas linhas e por estar em um dos seus melhores momentos. “A exemplar também exibe uma grande feminilidade e levará para a Final Morfológica um exemplar potente e que representará muito bem a raça”, declarou o jurado. Na Morfologia da Expointer de 2020 a exemplar também foi finalista, recebeu a escarapela de Reservada Potranca Menor e agora retornará à pista de Esteio para uma nova disputa.

Na categoria machos, puxando a fila com a escarapela de Grande Campeão, Jacinto Cala Bassa-TE garantiu uma das vagas para a final e, segundo o jurado, é um exemplar muito equilibrado, de boa harmonia, boa profundidade, masculinidade e que carrega um forte selo racial. No ciclo passado, Jacinto Cala Bassa-Te também foi finalista nas filas da Morfologia da Expointer com o título de Reservado Grande Campeão.

Prestigiando a etapa, membros da diretoria da ABCCC se fizeram presente e participaram da entrega de prêmios. A prova também contou com a presença do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, o coordenador da Vigilância Sanitária de Bagé, Geraldo Leal Gomes e o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Geraldo Grossard de Melo.

A organização do evento foi realizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, presidido por Fausto Costa, com apoio da Vigilância Sanitária e da Prefeitura de Bagé para a realização da prova seguindo todos os protocolos sanitários de distanciamento social. “A exposição foi de fantástico nível e esse evento só foi possível graças à Vigilância Sanitária com apoio da Prefeitura Municipal, aliada ao protocolo de distanciamento social da ABCCC. Seguindo este protocolo nós finalizamos com sucesso essa Passaporte e seguiremos trabalhando para que as provas sigam acontecendo dentro do Núcleo de Bagé”, declarou.

Em uma ação de reconhecimento aos associados do Núcleo de Bagé, a entidade presenteou 12 proprietários com o troféu Gilberto Loureiro de Souza, que destaca aqueles que já realizaram mais de 1000 resenhas dentro da raça Crioula. O prêmio também é uma homenagem ao grande “Alemão Gilberto”, figura que fez história como o primeiro técnico da ABCCC e que foi incentivador da raça, auxiliando na sua expansão e crescimento.

Fonte: AgroEffective