Faeg entrega celulares ao Batalhão Rural como aposta de inovação da segurança no campo

Com o objetivo de otimizar o trabalho das forças policiais goianas e apostando na inovação no campo, o Sistema Faeg/Senar/Ifag e Sindicatos Rurais entregou ao Batalhão Rural 90 celulares, com tecnologia avançada para uso através do aplicativo APPorteira – portal de relacionamento e serviços ao produtor rural, que conta com ferramentas de prevenção e combate ao crime. A entrega dos equipamentos, que foram adquiridos pelo Governo de Goiás, aconteceu nesta terça-feira (22), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), e foi realizada pelo presidente da Faeg, José Mário Schreiner, ao novo Comandante do Batalhão Rural, Tenente Coronel PM Fábio Costa, e ao Comandante do Comando de Operações do Cerrado, Coronel PM Saliba.

A Faeg ficará responsável pela gestão dos equipamentos garantindo o funcionamento pleno dos sistemas. Para o presidente José Mário Schreiner, a parceria com a Polícia Militar e Governo de Goiás tem sido muito positiva para a segurança dos produtores rurais e famílias que moram no campo. “Nós temos muito orgulho da nossa Polícia Militar de Goiás, em especial ao Batalhão Rural. Nós vimos os índices de criminalidade que diminuíram muito, no estado. Antes, os produtores não tinham tranquilidade em suas propriedades rurais, por medo. Hoje, o cenário é diferente, com mais segurança e tranquilidade. Por isso, acreditamos e apostamos nessa parceria de resultados”, enfatizou o presidente.

Outro avanço nesta parceria, é que a Faeg disponibilizará um ponto de apoio aos policiais com atendimento presencial em sua sede para suporte e garantia do funcionamento dos aparelhos e respectivos sistemas. Para o vice-presidente da Faeg e presidente do Conselho Comunitário de Segurança Rural (Conseg-Rural), Eduardo Veras. “Esse suporte é muito importante para que possamos atender as necessidades das forças policiais em sua totalidade, garantindo mais eficiência e agilidade para combater a criminalidade no campo”, reforçou durante a cerimônia de entrega.

Na ocasião, o Comandante do Comando de Operações de Cerrado, Coronel PM Saliba, celebrou a parceria inovadora com a implantação do uso da tecnologia na atuação das forças policiais. “Os celulares trarão o aprimoramento da tecnologia para que nós cadastremos as propriedades rurais do estado, para estarmos presentes e, acima de tudo, trazer a eficiência e agilidade, para que possamos combater o crime no meio rural”, afirmou.

O aplicativo

O aplicativo Apporteira foi lançado em Goiás em agosto de 2020, por intermédio do Sistema Faeg/Senar/Ifag e de lá pra cá vem passando por uma série de incrementos para atender às demandas do produtor rural. Ele pode ser baixado gratuitamente pelos sistemas Android e IOS. A maior gama de serviços é oferecida através da vinculação com os Sindicatos Rurais. Por meio dos recursos oferecidos, o usuário encontra em um único local diversos serviços para otimizar o trabalho do produtor rural, segurança, bons negócios e diante de tudo isso, economia de tempo.

Antes da entrega dos novos equipamentos foram realizados 52 processos de instalação e configuração em cada aparelho, configuração de todos os acessos e perfis para uso da tropa, bem como a instalação do módulo de segurança, em todos os aparelhos com 100% dos dados do estado, podendo ser acessado em qualquer lugar sem necessidade de buscar informações conectadas.

Fonte: Comunicação Sistema Faeg/ Senar/ Ifag/ Sindicato Rural