Faeg media parceria entre governo de Goiás e Fundepec que viabiliza quase R$ 5 milhões para melhoria da malha viária do estado

Diante dos inúmeros pedidos dos produtores rurais relacionados a rodovias e pontes do estado, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), através do presidente da instituição, deputado federal Zé Mário Schreiner, intensificou o trabalho de repasse das demandas junto ao Fundo para Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec-GO). Isso possibilitou uma “colheita” promissora na quarta-feira (09).

 O termo de cooperação técnica e financeira assinado entre o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e o Fundepec-GO permite a elaboração de projetos de reconstrução de nove rodovias e construção de cinco pontes de concreto no Estado. “Essa parceria encurta tempo, você recebe projetos muito bem elaborados. Não precisa ficar remendando, parando a obra. Isso é algo que eu aplaudo”, afirmou Caiado,

Além das reivindicações da cadeia produtiva rural, Zé Mário Schreiner, tem acompanhado de perto as necessidades das estradas e rodovias do estado durante visitas aos vários municípios goianos e por isso faz questão de agradecer a receptividade do Fundepec-GO diante da proposta do governo. “É importante ressaltar que metade do caminho é cortado em ação como esta, quando a iniciativa privada entra no jogo, pois o processo licitatório de um projeto pode demorar tanto quanto o de uma obra. Estamos diminuindo em torno de 50% do tempo necessário para execução de obras”, ressaltou. A previsão, segundo o presidente da Faeg, é que até o fim do ano já devam ser apresentados alguns projetos para que a Goinfra comece a licitar.

Para o presidente da Goinfra, Pedro Sales, é essencial contar com projetos de engenharia de alto nível e performance para a boa governança de obras públicas. “Temos um diagnóstico de que mais de 50% de obras que geraram problemas dentro da Goinfra foram por falhas na concepção de projeto, que lá na frente acabam virando briga em tribunais de contas. E a população é a mais lesada, porque a obra vira uma confusão e não tem a entrega. ” Segundo Sales, este era um problema histórico. Ele ainda agradeceu o apoio do presidente da (Faeg), deputado federal Zé Mário, que foi o responsável por articular a parceria com o Fundepec-GO.

O vice-presidente do Fundepec Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, considerou os recursos do fundo o “azeite que protege a máquina”, pois apesar de não ser tão robusto quanto o do Estado vai permitir que resultados sejam colhidos ainda neste governo, nos próximos dois anos. “Vamos ter as condições para o desenvolvimento e escoamento da safra, mas também uma atenção especial nas ações de fiscalização e defesa sanitária. Em 2022, provavelmente retiraremos a vacinação de aftosa e isso vai impactar significativamente em todo o processo produtivo da pecuária, tão importante para Goiás”, avaliou.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), enfatizou que o diálogo com todos os segmentos tem sido uma das premissas a fim de melhorar a infraestrutura em Goiás. “Temos discutido os caminhos e possibilidades a fim de consolidar este pleito principal, para que a gente possa acelerar a etapa de licitação destes projetos”, afirmou. Ele destacou que o Fundepec é um exemplo para o país, ao disponibilizar o recurso para o Governo de Goiás. “O ganho será para o Estado e para nosso setor agropecuário”.

Alfredo Luiz Correia, representante do Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite-GO), destacou que a indústria láctea do Estado será uma das grandes beneficiadas. “Ela é hoje muito pujante, atendendo aos grandes players nacionais e internacionais. Há algumas que estão lá nos rincões, no Oeste goiano, em municípios com menores IDHs, que cresceu 60% nos últimos 15, 20 anos. Onde se faz proteína pura de soro de leite e de leite, que exportamos”.

Recursos

No total, serão R$ 4,7 milhões direcionados para elaboração de projetos de melhoria da malha rodoviária no Estado. Deste montante, estão previstos R$ 4,4 milhões para projetos de reconstrução de 396 quilômetros de rodovias, e os outros R$ 319,6 mil para a construção de 144 metros de pontes. O valor total das obras é de aproximadamente R$ 539,1 milhões para reconstrução de rodovias e R$ 3,8 milhões para construção de pontes.

Na programação, estão contempladas: a duplicação da GO-020, entre Bela Vista e Cristianópolis; as pavimentações da GO-132, entre Niquelândia e Colinas do Sul; GO-221, de Doverlândia ao trevo da GO-194; GO-341, entre a BR-364 e o trevo da GO-465; GO-156, de Vila Sertaneja a Uirapuru, e GO-454, do entroncamento da GO-164 à divisa com o Mato Grosso.

O termo de cooperação prevê ainda a restauração das rodovias GO-142, de Formoso, Montividiu e Trombas; GO-184, de Aporé, Itumirim e o trevo para Cacilândia; e GO-174, do entroncamento da BR-070 a Montes Claros.

Com a construção de pontes, serão contempladas a GO-341, sobre o Ribeirão Água Parada e o Córrego Dantas. Além das estruturas de concreto na GO-465, sobre o Rio Rufino e outra sobre o Rio do Peixe, e na GO-336, sobre o Córrego Bandeirantes.

Fonte: Sistema Faeg/Senar/Créditos: Fredox Carvalho