Faeg/Senar/Ifag: Escolas de Goianésia, vencedoras da 13ª edição do Concurso Agrinho

Estudantes trabalharam sustentabilidade e consumo consciente seguindo o tema “Inovação no Campo e na Cidade com Tecnologia e Sustentabilidade”

O anúncio do grande vencedor da 13ª edição do Programa Agrinho do Sistema Faeg/Senar/Ifag foi feito diante de caravanas de estudantes e equipes de escolas de 12 regionais de Goiás, depois de uma manhã de festa.

A  Escola Estadual Luiz Gonzaga Sobrinho  de Goianésia  fez o melhor projeto com a temática 2020/21/22: “Inovação no Campo e na Cidade com Tecnologia e Sustentabilidade”, ganhando o primeiro carro zero km. “Nosso projeto trabalhou a leitura, bem como uso do Aplicativo Programa Agrinho e confecção de obras de arte, e os estímulo ao cultivo de alimentos com uma horta na nossa escola, que trouxe muitos benefícios para nossa comunidade. Ganhar esse carro é a coroação de um trabalho muito bonito que serve de exemplo pra estimular nossos estudantes e todo o nosso município”, contou a diretora, Valéria Jozani Cabral.

O segundo carro foi por sorteio, a sortuda foi a Escola Municipal Monte Alto de Padre Bernardo. “Nossas atividades principais foram: oficinas gastronômicas, oficina de compostagem e adubação orgânica, de reciclagem, além produção de horta na instituição de ensino. O carro vai ser usado não só na escola, mas por toda nossa comunidade que precisar de algum tipo de atendimento, desde educação a saúde”, destacou, a coordenadora, Cláudia Marques Pinheiro.

Levou a moto zero km, também por sorteio, o CMEI Dona Brechó e Extensão Tereza Jardim de Aquino do município de Paranaiguara. “Nós realizamos um trabalho voltado pra sustentabilidade com brechós, incentivando as crianças a construírem   seus brinquedos de materiais recicláveis, auxiliados pelos pais e professores. Além disso, também fizemos sabão com reaproveitamento de óleo, gerando economia para os gastos com limpeza da escola e isso também incentivou o reaproveitamento e a consciência de consumo consciente nas famílias dos estudantes. A moto vai ser usada para nosso trabalho nas nossas duas unidades, visto que muitas vezes esses deslocamentos eram feitos com veículos particulares dos nossos servidores”, explicou a diretora, Eliane Muniz Pereira da Costa.

As outras instituições das regionais selecionadas ganharam TVs 40, polegadas, caixas de som inteligentes, celulares e tablets. Também levaram medalhas os melhores desenhos e redações.

“O Agrinho é o nosso mais importante programa. É a nossa menina dos olhos. Através dele nós contribuímos com a formação dos cidadãos mais conscientes com a sustentabilidade, com instinto colaborativo, solidário. Meu muito obrigado aos diretores, aos professores, a todas as equipes das escolas, os alunos, os pais dos alunos que se empenham para desenvolver ações em todo estado pautados pelo nosso Agrinho e que acreditam no Sistema Faeg/ Senar/ Ifag. Se não fossem vocês, nós não estaríamos aqui comemorando esses 15 anos de sucesso, levando educação e contribuindo para uma região, uma cidade, um estado melhores”, lembrou o presidente do Sistema Faeg/Senar/ Ifag, deputado federal José Mário Schreiner.

O Programa Agrinho do Senar Goiás comemora 15 anos no estado, consolidado como a maior ação de educação e responsabilidade social do Sistema Faeg/Senar/Ifag, alcançando a marca de 2 milhões de alunos, 82 mil professores e gestores escolares, além de 9 mil instituições de ensino participantes inscritos nas 13 edições. O tema de 2023 já foi lançado: Acolher, Empreender e Preservar.

A cerimônia de premiação realizada no Centro de Convenções da PUC Goiás, contou com a presença de autoridades de todo o estado, bem como prefeitos, secretários estaduais de governo e de diretores de instituições parceiras.

Fonte: Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag