Ferramentas learn auxiliam produção animal

As técnicas e ferramentas Lean, junto com outros métodos de inovação, estão auxiliando a produção animal com a minimização de desperdícios. De acordo com a animalbusiness.com.br, esse tipo de técnica traz resultados como economia de custos, melhoria da qualidade, redução de prazos e aumento da produtividade, tornando a produção ágil e mais competitiva.

“Tal qual ocorre na indústria automobilística, onde o produto ‘carro’ é produzido por diversas empresas, algumas se destacam e podem ter valor diferenciado por apresentar características únicas. A Toyota, após a Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias japonesas tinham uma produção muito baixa e uma enorme escassez de recursos, desenvolveu um sistema de produção que buscava reduzir custos por meio da eliminação de desperdícios, o Sistema Toyota de Produção, e foi este o diferencial que a permitiu entrar no mercado automobilístico de forma competitiva com as montadoras americanas. Hoje este é chamado Lean Manufacturing ou ‘Sistema de Produção Enxuta’”, exemplifica.

O Sistema Learn considera alguns problemas importantes para serem resolvidos, como superprodução, espera, transporte, movimentação, processamento excessivo, retrabalho e estoque. “Aos gestores do agronegócio cabe conhecer com clareza seus processos a fim de identificar desperdícios que estejam sorrateiramente roubando os lucros da produção”, indica o portal.

“Um dos principais pilares do Lean que devem ser atendidos na produção animal é a Produção Puxada, isto é, produzir apenas o que for demandado pelo cliente. Para tanto, o produtor, a empresa integradora, a indústria, devem se atentar para as projeções do mercado e da economia, produzindo de acordo com a demanda. Com isso evita-se a superprodução, que exige recursos, tempo e custos com estoque. Quando se produz em excesso sem a certeza da venda, tem-se a Produção Empurrada, cujo problema está no fato de que se não houver comprador em tempo hábil, pode ser necessário criar promoções para escoar (empurrar) a produção, como resultado, toda previsão de lucros estimada é perdida”, conclui.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: DP Texto Comunicação