Fim do vazio sanitário da soja nos próximos dias em diversas regiões do Brasil

A Nottus, consultoria de soluções de dados em meteorologia, prevê que os próximos Estados a serem liberados para a semeadura da Soja terão chuva forte no Sul e tempo seco nas demais regiões, com recordes de calor na porção central do Brasil.

O Acre encerra hoje o vazio sanitário e terá seus primeiros dias de atividades agrícolas com pouca chuva e muito calor, mas a partir do final desta semana, gradualmente a chuva deverá aumentar em grande parte das áreas produtoras. 

Enquanto isso, no Sul do Brasil, a expectativa é de fortes temporais. No entanto, no meio-oeste de SC, que também tem o fim do vazio sanitário neste dia 20, a expectativa é de chuva intercalada por períodos de tempo mais firme, que permitem os trabalhos em campo. Além disso, devido à grande frequência das precipitações, o Sul apresenta elevados índices de água disponível no solo, favorecendo um início de semeadura com mais tranquilidade.

Sob efeito de um bloqueio atmosférico, o estado de Goiás terá a liberação do vazio sanitário neste dia 24. O bloqueio que ocorre no Pacífico impede o fluxo natural das frentes frias e, dessa forma, uma massa de ar seco ganha cada vez mais força, impedindo a chuva e provocando tardes com calor extremo no centro do Brasil. A região, que ainda tem baixos índices de água no solo, só terá chuva ao final da próxima semana, quando o bloqueio terá sido rompido, porém ainda de forma insuficiente. A expectativa de chuva agrícola fica somente para o decorrer do mês de outubro no Centro-Oeste do país.

Fonte: Lucas Caldini