Fórum sobre Sistema Plantio Direto reúne especialistas em Paragominas para falar sobre sustentabilidade agrícola

A cidade de Paragominas (PA) recebeu o I Fórum Regional do Sudeste Paraense sobre Sistema Plantio Direto e Sustentabilidade Agrícola, um evento promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), com apoio da Cooperativa Agroindustrial COOPERNORTE. 

O Fórum registrou um marco significativo no desenvolvimento da agricultura na região e teve como objetivo disseminar práticas agrícolas inovadoras que estão transformando o cenário rural e promovendo um futuro mais sustentável na agricultura. O evento aconteceu na última quinta-feira (21/09), no Centro de Pesquisa da COOPERNORTE. 

“Foi um encontro muito proveitoso em que pudemos compartilhar práticas sustentáveis inovadoras no campo a partir do Sistema Plantio Direto. Mostramos que é possível aumentar produtividade e eficiência com tecnologia, inovação e sustentabilidade”, destacou Jônadan Ma, presidente da FEBRAPDP.

A programação do evento contou com palestras informativas sobre tecnologia, o uso de plantas de cobertura, os três princípios básicos do Plantio Direto

e a importância desse sistema na conservação do solo e da água, bem como experiências compartilhadas por especialistas e produtores rurais locais que adotaram com sucesso o Sistema Plantio Direto. 

“É uma honra para nós receber esse evento, visto que estamos sempre trabalhando em buscar melhorias e pesquisas para nossa região. E é isso que o Plantio Direto foca: aliar tecnologia com sustentabilidade. Para isso, reunimos aqui técnicos, empresários, e estudantes, para discutir sobre os desafios e trazer soluções”, pontuou Bazílio Carloto, diretor-presidente da COOPERNORTE. 

Durante o evento, foi lançado o CAT – Clube Amigos da Terra, uma associação sem fins lucrativos que irá trabalhar pelo desenvolvimento tecnológico do agronegócio de forma harmônica com o meio ambiente. O projeto tem como finalidade adaptar, difundir e validar as técnicas de Plantio Direto, Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, e o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP).

Fonte: Luan Carvalho