Fotossíntese do solo ajuda mitigar poluição ambiental

Pesquisadores da Universidade de Córdoba, na Argentina, descobriram que o efeito da radiação solar causa uma troca de gases de nitrogênio no solo que permite sequestrar gases nocivos da atmosfera e transformá-los em nitrato. Dessa forma, a contaminação desses gases seria mitigada.

Gases NOx  é o termo genérico para definir o grupo de gases formados por óxido nítrico e dióxido de nitrogênio, gases derivados da queima de combustíveis fósseis, mas também de incêndios florestais, erupções vulcânicas ou processos naturais de transformação de nitrogênio no solo. Mesmo assim, a maior concentração ocorre geralmente em ambientes urbanos, causando efeitos nocivos à saúde e contribuindo para o aquecimento global e a chuva ácida.

A comunidade de pesquisa trabalhou na criação de materiais  descontaminantes  que, usados em prédios e estruturas urbanas, são capazes de aprisionar esses compostos quando a luz os atinge. No entanto, até agora, ninguém havia testado o potencial atenuante de um dos meios naturais que sustentam a vida no planeta: o solo.

O professor do Departamento de Agronomia, Vidal Barrón, juntamente com uma equipe formada por pesquisadores dos departamentos de Agronomia, Química Inorgânica e Engenharia Química e Botânica, Ecologia e Fisiologia Vegetal da Universidade de Córdoba, em colaboração com centros de pesquisa internacionais, descobriu que existe uma  troca  de gases no solo promovida pela  radiação solar  (principalmente ultravioleta) que permite o  sequestro  de gases NOx e sua transformação em nitrato.

Essa descoberta se torna a peça que falta no quebra-cabeça do ciclo do nitrogênio. Agora, a radiação solar se torna um agente ativo.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems