FPA se reúne com líder do governo no Senado para apresentar pautas prioritárias para o setor

Durante encontro ficou acordado o encaminhamento para votação da pauta de pesticidas ao presidente do Senado.

Membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniram com o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), em um café da manhã nesta quarta-feira (19). No evento, o líder da bancada, deputado Pedro Lupion (PP-PR), falou sobre as prioridades do setor e os avanços do agro nos últimos anos.

A pauta principal foi o projeto de lei que trata dos pesticidas (PL 1.459/2021), que aguarda votação no Plenário da Casa. Lupion destacou ainda propostas que tratam da regularização fundiária (PLs 2.633/2020 e 510/2021) e do licenciamento ambiental (PLS 168/2018). “Esses temas são divisores de água para mantermos a competitividade do agro com segurança jurídica, sustentabilidade, paz no campo e mais comida na mesa do cidadão brasileiro.”

O senador Jaques Wagner ressaltou que o setor agropecuário tem conseguido resultados importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil e se comprometeu com a bancada, de levar a pauta de pesticidas para análise do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com a expectativa de que a proposta possa ser votada. Além disso, Jaques Wagner destacou a importância do debate sobre as pautas do setor também com o Ministério da Agricultura.

“O governo está aberto para o diálogo e temas como os apresentados aqui necessitam de debate também com o Ministério da Agricultura, para conseguirmos avançar e ajudar a desenvolver o agro brasileiro cada vez mais competitivo no mundo,” disse.

O vice-presidente da FPA no Senado, senador Zequinha Marinho (PL-PA), destacou que a força do líder do governo vai ajudar nos encaminhamentos do setor na Casa. “Os defensivos agrícolas, por exemplo, é um tema muito importante para a agricultura brasileira e o projeto de lei está em debate há mais de 20 anos entre as duas casas legislativas. Deveria ter sido votado no ano passado, mas não deu certo, agora em acordo com o governo a gente acredita que vamos avançar,” reforçou.

Todos os projetos já foram aprovados pela Câmara dos Deputados e aguardam análise no Senado Federal. O senador Jayme Campos (União-MT) ressaltou a importância de estreitar os laços entre os Poderes Legislativo e Executivo.

“A legislação vigente engessa a nossa produção e nós não conseguiremos caminhar sem a aprovação desses projetos. Além da aprovação dessas medidas, o que nós queremos é a paz no campo, estamos muito preocupados também com essas ondas de invasão de terras e o governo tem a obrigação de manter a segurança jurídica,” comentou.

Neste contexto, o senador Jayme Campos se mostrou preocupado com a “paz no campo”. Segundo ele, “o governo tem a obrigação de manter a segurança jurídica para que venhamos ter uma guerra civil no campo”. O parlamentar julgou como “bom o diálogo, sem favorecer direita ou esquerda”, para benefício do setor agropecuário.

Por: FPA