Genética sexada acelera progresso de rebanhos leiteiros

A genética sexada comprova sua eficiência a campo, proporcionando maiores taxas de concepção e progresso mais acelerado dos rebanhos. Com o sêmen sexado Sexcel, lançado pela ABS Global em 2017, produtores comemoram resultados expressivos, com taxas de concepção muito próximas das obtidas com sêmen convencional, além do maior nascimento de fêmeas e maior oferta de animais para comercialização, o que gera maior rentabilidade para os produtores.

“Com o sexado, a evolução do rebanho é muito mais rápida porque o produtor seleciona as fêmeas que vão receber esse tipo de sêmen. As fêmeas inferiores, ele direciona à inseminação com sêmen convencional ou outra genética”, destaca o Gerente de Contas Estratégicas Leite da ABS, Raul Andrade.

De acordo com dados do Real Word Data (Dados do Mundo Real) da ABS Global, o sêmen sexado Sexcel atinge taxa de concepção relativa de 90% em comparação com o sêmen convencional. “Ou seja, se a média de concepção é de 50% com o sêmen convencional, com o sêmen sexado será de 45% ou até similar, dependendo do manejo da fazenda. Além disso, nas fazendas que acompanhamos, o nascimento de fêmeas supera o percentual de 90%, sendo que a cada dez fêmeas que emprenham com o Sexcel, pelo menos nove estão parindo fêmeas”, completa o Técnico Leite da ABS, Leandro Brito.

Resultados a campo

O produtor Júlio Pereira, de Três Corações (MG), utiliza o sêmen sexado Sexcel no rebanho leiteiro há mais de cinco anos. “Desde então, observamos uma evolução constante. Utilizamos o Sexcel em 100% das novilhas, primíparas e algumas de segunda cria. Em 2023, atingimos 65% de nascimento de fêmeas e 35% de machos, conseguindo um avanço genético significativo, além de aumentar nosso rebanho em torno de 20% a cada ano. Além disso, a taxa de concepção é muito similar ao sêmen convencional, então incrementamos tecnologia na fazenda sem perder em concepção”.

Augusto Júnior, também produtor mineiro, de Quartel Geral, começou a utilizar a tecnologia de genética sexada Sexcel um pouco antes, há mais de sete anos. “Hoje utilizamos em todo o rebanho, inclusive em vacas mais velhas. Já atingimos 65% de nascimento de fêmeas e estamos almejando 70% neste ano de 2024. Com o maior nascimento de fêmeas, aumentamos nossa pressão de seleção, aumentamos nosso rebanho, disponibilizando mais animais para comercialização, melhorando também nossa rentabilidade”.

No sul do país, em Castro (PR), a produtora Luciana Rebonato também comemora os resultados com a tecnologia. “Começamos a utilizar o Sexcel há mais de cinco anos, diante da necessidade de um crescimento mais acelerado do número de animais na fazenda. Utilizamos em 100% das novilhas e em algumas vacas mais velhas. Tivemos uma taxa de concepção extremamente elevada e um crescimento efetivo do rebanho. Tanto que em 2021 e 2022, começamos a controlar esse crescimento, aumentando nossa pressão de seleção”.

Maratona Genética

Até esta quinta-feira (06/06), a ABS realiza a Maratona Genética Leite, para o produtor interessado em adquirir a melhor genética do mercado, com vendas 100% online e descontos especiais em sêmen convencional, sêmen sexado Sexcel e embriões ABS NEO.

“Seja qual for o produto escolhido, o produtor tem a garantia de levar para sua propriedade a melhor genética do mercado, selecionada de acordo com os touros com melhores avaliações genéticas e genômicas, tanto para quem busca aprimorar a produção de leite, quanto outras características, como saúde e conformação”, destaca o Gerente de Produto e Contas-Chave Leite da ABS, Marcello Mamedes.

Fonte: Élcio Fonseca