GrainChain chega ao Brasil oferecendo novos fluxos de liquidez ao agronegócio

Como principal parceira e fornecedora de tecnologia da MasterBarter no país, empresa digitaliza toda a cadeia de suprimentos aumentando a transparência desde a produção até a venda, com tecnologia blockchain

A GrainChain, startup de softwares agro, baseada nos Estados Unidos, chegou ao Brasil por meio de sua parceria com a MasterBarter, agFintech focada em democratizar o modelo Barter no país. A união das empresas permite que seus clientes consigam facilmente criar acordos e contratos digitais, simplificando o que geralmente é um processo complexo e permitindo registros de CPRs simultaneamente.

“A GrainChain é mais do que uma fintech ou agtech, somos a empresa de dados que cria valor e reduz custos para nossos clientes. O ecossistema de nosso software gera dados confiáveis em tempo real que impulsionam negócios e fluxos operacionais por meio de contratos inteligentes. A transparência adicional criada à cadeia de suprimentos empodera a todos ao longo dela, diminuindo riscos e oferecendo aos produtores e cooperativas acesso a novas opções de liquidez”, explica Luis Macias, CEO e co-fundador da GrainChain.

Na prática, a empresa tem desenvolvido soluções que melhoram a rastreabilidade, eficiência e confiabilidade dos dados de commodities ao longo da cadeia de suprimentos, dando mais agilidade aos produtores e outros agentes por meio de poderosas ferramentas digitais. Os contratos inteligentes, por exemplo, são realizados via blockchain e permitem o fechamento rápido de transações e pagamentos entre as partes, de compradores e vendedores até credores e seguradoras. As soluções criadas pela empresa facilitam o crédito e a liquidez de contratos com instituições financeiras e outros credores.

A GrainChain é pioneira em seu mercado e estabeleceu negócios em múltiplas regiões com o objetivo de tornar cada mercado mais eficiente, seguro e transparente. Com clientes nos Estados Unidos, México, Honduras e agora no Brasil, a GrainChain tem mais de 18 mil usuários e já processou milhões de toneladas em commodities e centenas de milhares em transações.

No Brasil, junto da MasterBarter, a empresa está oferecendo uma solução completa para todos os participantes da cadeia produtiva do agronegócio e essa parceria já inclui alguns dos maiores clientes do mercado como BASF, SinAgro, Cocatrel, Coplana, Aprovar, Câmera e outros.

Para Walter Dissinger, CEO da MasterBarter, a parceria com a GrainChain permite criar inovações inéditas no Brasil. “Nossa aliança traz o acesso a uma variedade de produtos inovadores em todas as etapas do processo de uma forma nunca vista no agronegócio brasileiro. Estes produtos geram transparência e agilidade beneficiando as empresas do agronegócio criando valor para todos os participantes da cadeia”, explica ele.

“A tecnologia vem transformando a agricultura global e acreditamos que, com as ferramentas certas aplicadas da forma correta, podemos gerar mais transparência, rastreabilidade, eficiência, confiabilidade, além de uma liquidez sem precedentes. Junto com a MasterBarter vamos potencializar ainda mais o mercado brasileiro que tem força para ser um dos maiores do mundo”, conclui Macias.

Assertividade no negócio

Para Flávio Thomazele, IT Business Partner da Coplana, 0 DigiBarter e BarteCard é a modalidade que faltava para seus cooperados. “A solução entrega mais comodidade, eficiência e agilidade no dia a dia e com a tecnologia blockchain embarcada, garantimos mais segurança, confiança e integridade nos processos, entregando ganhos exorbitantes para nosso cliente”, comenta.

Já Fábio Tinel, Diretor de Soluções Financeiras e Commodities do Grupo SinAgro, destaca que: “Por meio do uso de tecnologia criamos uma nova Solução Financeira para suportar e simplificar as demandas de capital de giro dos nossos clientes de maneira inteligente e competitiva através do BarterCard”.

Fonte: Amanda albela de franca