Haras Porto Nobre especializado em Mangalarga Marchador é o mais seguido nas redes sociais no Brasil

Foi considerado o melhor criador de animais Pampas de Marcha Picada pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa

O segmento de cavalos nos mais variados segmentos de trabalho tem movimentado cada vez mais a economia e o agronegócio no país. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil possui a quarta maior tropa de cavalos do mundo. Estima-se que a Equideocultura já movimente R$ 30 bilhões.

Esse movimento se intensificou com a pandemia, uma vez que a migração de moradia das cidades para chácaras e sítios foi alta e muita gente passou a se dedicar à criação de cavalos por hobby, como é o caso do empreendedor Vinicius Almeida Carneiro, fundador do Haras Porto Nobre em 2018.

“O negócio nasceu como uma ocupação por algo que eu gostava, para relaxar, mas com o início da pandemia, começamos a fazer vídeos nas plataformas Tiktok e Instagram visando vender alguns animais e diminuir o custo fixo do haras”, conta Vinicius. O que ele não imaginava é que seus vídeos viralizariam nas redes sociais, e transformaria seu hobby em um negócio, tamanha procura por animais cômodos, mansos e bonitos para cavalgadas e provas de marcha.

Em 2020, com um olhar treinado de empreendedor, Vinicius entendeu que precisava profissionalizar o trabalho. Atualmente, o Haras Porto Nobre conta com um plantel de doadoras de ponta que são servidos pelos garanhões Sasy Fórum, bi reservado campeão nacional e campeão dos campeões brasileiro de Marcha Picada, e também pelo homozigoto Juiz Rav, apelidado de extraterrestre, por causa de sua beleza e da alta qualidade como reprodutor.

O Haras Porto Nobre de Mangarla Marchador é o mais seguido nas redes sociais no Brasil, atualmente com 506k no Tiktok e 83k no instagram e considerado o melhor criador de animais Pampas de Marcha Picada, premiado pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pampa (ABCPampa) durante o primeiro Pampa Fest em Porto Belo, Rio de Janeiro.

Além da comercialização de potros e animais adultos, o Haras também se especializou na venda de embriões e em consultoria para quem está começando a criar cavalos. “Nossos clientes, se transformam em amigos, e por isso temos vários animais em sociedades com pessoas de todo o Brasil e também do exterior. O meu objetivo sempre foi fazer as pessoas felizes com a criação de nossos cavalos, e ver essa meta alcançada nos motiva a trabalhar cada vez mais nesse mercado que não para de crescer”, conta o empreendedor.

Ao considerarmos o número de animais registrados, a raça Mangalarga Marchador representa de maneira expressiva parte do panorama da equinocultura brasileira. Segundo dados mais recentes revelados pelas associações de criadores estima-se que o efetivo de animais registrados, no molde das diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), corresponde a cerca de 680 mil Mangalarga Marchadores no Brasil, provando que possui poder de angariar grande quantidade de apaixonados e investidores.

Ainda de acordo com Vinicius, a crescente procura por cavalos é similar ao que aconteceu com a bicicleta, as pessoas tem buscado nos equinos uma válvula de escape para a vida corrida e conectada das cidades grandes. Cada dia é maior o número de pais que buscam atividades rurais para equilibrar o tempo que os filhos passam em jogos online ou celulares.

Fonte: Clarissa Perillo