Holambra Cooperativa Agroindustrial lança linha de rações premium para ruminantes de corte e leite

A Holambra Cooperativa Agroindustrial entra no mercado de rações para ruminantes de corte e de leite, com o objetivo de verticalização de portfólio, qualidade, desempenho e segurança para a produção animal. Com linhas para as diferentes fases, como crescimento e terminação, além de bezerras, vacas secas e em lactação.

A ração é produzida na unidade de São Manuel, com capacidade de produção de 30 t/h e 660 toneladas de armazenagem de matéria-prima. A capacidade de expedição chega a 36 toneladas e comporta 108 toneladas de armazenagem do produto acabado a granel. O coordenador comercial e médico veterinário, Samuel Davi Queiroz Ferezin conta que a Cooperativa estudou o mercado e percebeu a necessidade de oferecer uma linha de ração com alto valor nutricional e que pode ser incorporada a uma dieta que segue uma tendência crescente no mercado: a redução do uso de antibióticos.

Linhas de ração e benefícios

Foram desenvolvidas duas linhas de ração: Top Meat, voltada para bovinos de corte, e Top Melk, para bovinos de leite. A primeira é uma ração para crescimento, que abrange o animal desde a fase da desmama até a terminação. Posteriormente, há também uma solução de nutrição para a fase de terminação, voltada para a engorda do animal.

Top Meat: bovinos de corte

As rações da Linha Bovinos de Corte TOP MEAT atendem a todas as fases do crescimento do bovino, com resultados específicos e pensados para cada uma delas, trazendo benefícios na cria, recria e engorda. Nesta linha, entram dois produtos:

Top Meat Crescimento: esta ração atende aos requisitos nutricionais de bovinos de corte em crescimento, otimizando seu desenvolvimento.

Top Meat Terminação: para o período entre 80 e 100 dias, no qual o gado será confinado e ficará no cocho ganhando peso para o abate, esta ração oferece alto ganho de peso diário.

Top Melk: bovinos de leite

As rações desta linha são direcionadas para melhor desempenho de bovinos em lactação, reunindo todos os componentes nutricionais que estes animais precisam e todas as suas fases. São quatro produtos

Top Melk: destinada para bovinos adultos em lactação que consomem até 6 kg/dia.

Top Melk Pré-Parto: já esta solução é para vacas e novilhas para o período de 21 dias que antecede o parto.

Top Melk T+ Biopass: produto mais premium, tem formulação específica para atender todos os requisitos nutricionais de bovinos adultos em lactação com consumo superior a 6 kg/dia.

 Top Melk Kalf: para bezerras recém-nascidas, com indicação de uso a partir do terceiro dia.

A escolha de ingredientes para melhor resultado

Um grande destaque desta novidade da Cooperativa é o uso de ingredientes nobres e selecionados, sem o uso de subprodutos ou resíduos. A escolha do parceiro para fornecimento de aditivos, microminerais e vitaminas também é o diferencial desta linha. As rações contam com ingredientes da Nutron, que fornecem formulações de alta qualidade. Além disso, os produtos contam com aromatizante à base de frutas cítricas na ração que dá um aroma agradável para o gado, tornando o produto altamente palatável, o que faz com que esses animais tenham atração pela ração.

“O meu papel enquanto responsável técnico da fábrica é a responsabilidade técnica de assuntos regulatórios, mas também é o ajuste de formulação de tempos em tempos pensando em custo-benefício não adianta produzir rações inviáveis ao produtor. Precisamos aliar formulação específica, mas que atenda a necessidade financeira da atividade. Minha formação em Medicina Veterinária e experiência na parte de nutrição animal me fez desenvolver um olhar diferenciado e atento às principais necessidades da produção animal, o que despertou o interesse em construir e levar ao mercado soluções para as particularidades relacionadas a criação e produção de ruminantes”, conta  Ferezin.

Dentre os ingredientes, a biotina se destaca, atuando nas células do casco do animal, fortalecendo este aspecto. O Soypass também é um componente essencial na composição da ração da Cooperativa, pois é uma tecnologia de inversão de proteína onde se tem maior aproveitamento de proteína oriunda do farelo de soja sendo absorvida no intestino do animal.

A outra tecnologia embarcada nessa ração é um blend de óleos essenciais que atuam diretamente no rúmen do animal, fazendo com que ele produza mais ácidos graxos voláteis como propionato, butirato e acetato e faça com que a saúde ruminal desse animal fique muito mais estável. E por último, as rações possuem como tamponante o carbonato de cálcio, extraído de farinha de algas marinhas, atuando na manutenção do ph ruminal.

A Holambra irá oferecer aos produtores o fornecimento de matérias-primas como o fubá (milho integral moído) e farelos. Além disso, terá à disposição suplementos minerais, bem como a linha de núcleos da Nutron que compõem a ração para indicação complementar nas dietas totais. O produtor terá à disposição sucedâneos (substituto de leite) para bezerras.

A comunicação com o mercado

Os produtores poderão adquirir as rações de duas formas: a granel ou em uma embalagem selada de 40kg. “Desenvolvemos a embalagem de acordo com uma análise do que há hoje no mercado, entendendo como nos posicionarmos de forma otimizada e de fácil identificação pelos produtores. Separamos por linhas e cores, mas mantendo o destaque para a marca Holambra. Deixamos nossa marca no mercado e ainda oferecemos de forma facilitada produtos de qualidade e resultados para os produtores”, explica Michele Gonçalves, Gerente de Marketing Sênior da Holambra Cooperativa Agroindustrial.

Outro ponto positivo das rações é que as mesmas podem ser complementadas com o caroço de algodão, fazendo com que os nutrientes sejam mais bem aproveitados na digestão. Mais do que apenas produzir e vender, há uma preocupação com a jornada do cliente. Por isso, esse departamento voltado para nutrição animal oferece alguns serviços de pós-venda, com visitas periódicas aos produtores para entender as necessidades da produção, balanceamento da dieta e acompanhamento de análises bromatológicas para entender como está a qualidade nutricional do resto que o animal consome.

Fonte: Isabela Lopes