Homenagem Julieta e José Renaldo

Em sessão solene realizada no último dia 2, no plenário João Justino de Oliveira, a Câmara Municipal de Jataí entregou o título de cidadã jataiense a Julieta Elídia da Cruz, que vai completar 106 anos de idade no próximo mês de setembro. A homenagem foi proposta pelo vereador Abimael Silva. Também foi entregue o Troféu Jatobá ao empresário rural José Renaldo Franco, por iniciativa do vereador Adilson Carvalho. As duas proposições foram aprovadas por todos os parlamentares.

Julieta Elídia da Cruz nasceu em 2 de setembro de 1918, em Caiapônia. Casada com João Gomes Martins, chegou a Jataí em 1964, com seu marido e três filhos pequenos. Trabalhou por um tempo na zona rural de Jataí, tendo mais nove filhos, todos eles jataienses. Na cidade, adquiriu sua residência no setor Santa Terezinha.

Conhecida também como Dona Júlia e Tia Júlia, é uma pessoa muito querida por familiares, amigos e vizinhos. Considerada uma mulher honrosa, conselheira e amiga, é evangélica há mais de trinta anos e possui uma família unida composta por 12 filhos, 32 netos, 73 bisnetos e 17 tataranetos. Uma mulher guerreira conhecida também pelos seus chás, que fazia toda diferença levando a cura a todos os que se apresentavam enfermos, pois possui um grande conhecimento com ervas medicinais naturais, sendo considerada por muitos um exemplo a ser seguido.

No total, Julieta Elídia e João Gomes geraram descendência de 136 famílias, que colaboraram com o crescimento do município de Jataí. Aos 106 anos, a senhora Julieta Elídia ainda reside no mesmo endereço e agora tornou-se cidadã jataiense de direito.

Laureado com o Troféu Jatobá, José Renaldo Franco, nascido em 1º de novembro de 1958, é natural de Caçu. Mudou-se para Jataí em 1970, aos 12 anos, para estudar. Em 1971 começou a trabalhar no comércio local e em 1977 ingressou no serviço militar. No ano seguinte se casou com Amância Pereira Assis Franco, com quem teve duas filhas: Armênia Assis Franco e Amanda Assis Franco.

Em 1980 José Renaldo começou a trabalhar com raspagem de tacos e assoalhos no intuito de juntar dinheiro. Em 1992 conseguiu arrendar uma fazenda no município de Perolândia, na qual começou a tirar leite. Um tempo depois mudou-se para uma fazenda no município de Jataí, depois para uma propriedade no Douradinho e, em 2005, mudou-se para uma fazenda próxima ao Assentamento Rio Paraíso. novamente no município de Jataí, sempre buscando melhorar o seu gado.

Naquele período José Renaldo conseguiu comprar uma ordenha e começou a inseminar seu rebanho. Em 2013 teve mais uma grande conquista: conseguiu comprar uma parcela de terra no Assentamento Santa Rita, também em Jataí, e começou a trabalhar com transferência de embrião.

Diante de muito esforço e trabalho, hoje a propriedade de José Renaldo e Amância conta com uma das melhores genéticas da região, com 95% do gado registrado na Girolando em Uberaba-MG e todos os meses é feita uma visita periódica para a pesagem do leite de cada animal. Todos esses animais possuem DNA e são genotipados, o que garante a constituição genética, a quantidade e a qualidade do leite, sendo tudo documentado nos EUA.

A propriedade em destaque é a única que trabalha com genoma e pesagem oficial de leite na região entre Jataí e Mineiros, ressaltando que a mesma também possui vacas recordistas nacionais. Em 2018 participou da Megaleite, considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, em Belo Horizonte-MG, e do torneio leiteiro de Pompeu-MG, onde foram ganhadores com uma novilha com produção de 87 litros de leite por dia.

Hoje estão trabalhando para certificar 100% do rebanho para produzir somente leite A2A2, que é um leite que se difere dos demais devido à composição de sua proteína, sendo uma alternativa para pessoas que possuem sensibilidade à proteína do leite, cuja produção já teve início.

Fonte: Câmara Jataí