Honduras – exportações de café caem

As exportações de café de Honduras caíram 55,5% em julho em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do instituto nacional do café IHCAFE, divulgados na segunda-feira, com a queda da produção devido aos baixos preços de mercado e condições de seca.

As exportações de café de Honduras, a maior da América Central, totalizaram 310.288 sacas de 60 kg em julho, em comparação com 696.659 sacas no mesmo mês da colheita anterior, nos dados do IHCAFE mostrados.

“A queda nas exportações de julho se deve principalmente à queda na produção de café, como resultado do desincentivo dos preços mercado mundial e alguns pequenos problemas no transporte de fazendas a exportadores devido ao coronavírus “, oficial IHCAFE, Dagoberto Suazo.

De outubro a julho, os exportadores hondurenhos enviaram um total de 5,24 milhões de sacas, cerca de 17% a menos que os 6,29 milhões de sacas exportados durante o mesmo período do ano passado.

Prevê-se que Honduras registre uma queda de 4,3% em seu volume de exportações durante a atual safra 2019/2020, com exportações atingindo 6,52 milhões de sacas, em comparação com 6,81 milhões de sacas enviado durante o ciclo 2018/2019 anterior, de acordo com os dados da IHCAFE.

A temporada do café na América Central e no México, que juntos produzem cerca de um quinto do feijão arábica do mundo, vai de outubro a setembro.

Fonte: Reuters