Índia pretende reduzir uso de fertilizantes químicos em 10%

O governo da índia anunciou que está cogitando a possibilidade de reduzir em cerca de 10% o uso de fertilizantes químicos do país, com o intuito de tornar a produção cada vez mais ecológica. Nesse contexto, o ministro dos Produtos Químicos e Fertilizantes, Sadananda Gowda, afirmou que o governo já está dando subsídios para os produtores.

“A intenção do governo é reduzir pelo menos 10 por cento dos fertilizantes usados pelos agricultores, promovendo assim o uso de fertilizantes orgânicos. Então, começamos a dar subsídios para o composto da cidade e estamos encorajando-o. Dois Estados do Norte Oriente – Arunachal Pradesh e Sikkim – já foram marcados como estados orgânicos “, disse ele.

Além disso, o ministro Gowda acrescentou também que os fertilizantes devem estar disponíveis para os agricultores a um custo mínimo, para que tenham condições de comprá-los e mais de Rs. 72.000 crores de subsídios foram dados a eles pelo Centro. Ele disse, posteriormente, que o uso total de fertilizantes, especialmente a ureia, deve ser minimizado drasticamente, para que seja possível conseguir cumprir a meta estabelecida de 10% no corte dos químicos utilizados no país.

“O primeiro-ministro quer ver que até o final de 2021, a importação deve ser minimizada. Atualmente, estamos importando cerca de 65 lakh toneladas métricas. Queremos que isso seja parado. Para isso, várias iniciativas foram tomadas e cinco fábricas que foram fechadas durante 2002 estão sendo revividas “, disse ele, ressaltando a importância de tal atitude em um país tão populoso.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems